Show simple item record

dc.contributor.authorHayashi, Carlos Roberto Massao
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:00Z
dc.date.available2009-09-08
dc.date.available2016-06-02T19:39:00Z
dc.date.issued2004-10-06
dc.identifier.citationHAYASHI, Carlos Roberto Massao. Presence of the brazilian education in the database Francis®: a bibliometric analysis. 2004. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2487
dc.description.abstractThis work had as objective a bibliometric analysis of the brazilian scientific production on the education thematic, present in an international database, a database Francis® of the Institut de l`Information Scientifique et Technologique INIST of the Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS, in the France. The adopted methodology was developed in two stages: first, revision of literature of the research and scientific production in education, scientific communication, databases and bibliometrics studies. The second, constituted of the information collected in the database FrancisÒ: autors, authors affiliation, publication type, keywords, publication language, editor country, publication year, imprenta, abstracts, terms french, english, spanish, among others. The gotten results had been analyzed using automatized tools for treatment and bibliometric analysis. We can appoint that the scientific production in the education area in the Brazil have an important presence in the database Francis® and information visibility and accessibility on education in Brazil.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPesquisa educacionalpor
dc.subjectAnálise bibliométricapor
dc.subjectBase de dados Francis®por
dc.subjectPesquisa em educação no Brasilpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectResearch on education in Brazileng
dc.subjectBibliometric analysiseng
dc.subjectDatabase - Francis®eng
dc.titlePresença da educação brasileira na base de dados Francis® : uma abordagem bibliométricapor
dc.title.alternativePresence of the brazilian education in the database Francis®: a bibliometric analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira Junior, Amarilio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0748545841167046por
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo uma análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre a temática da Educação, presente em uma base de dados internacional, a base de dados Francis® do Institut de l`Information Scientifique et Technologique INIST do Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS, na França. A metodologia adotada foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de revisão de literatura da pesquisa e produção científica em educação, comunicação científica, banco de dados e estudos bibliométricos, com vistas à fundamentação teórica do trabalho. A segunda etapa foi constituída pela coleta de informações na base de dados FrancisÒ: autores, afiliação dos autores, tipo de publicação, assuntos, idioma da publicação, país do editor, ano de publicação, imprenta, resumo, descritores francês, inglês, espanhol, entre outros. Os resultados obtidos foram analisados utilizando-se ferramentas automatizadas para tratamento e análise bibliométrica. Podemos apontar que a produção científica na área da educação no Brasil tem uma importante presença na base de dados Francis® e uma visibilidade e acessibilidade da informação sobre educação no Brasil.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9136586124586219por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record