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dc.contributor.authorAssumpção, Flaviana Christine Vallim Peres Marques
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:15Z
dc.date.available2010-10-25
dc.date.available2016-06-02T19:39:15Z
dc.date.issued2010-08-30
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Flaviana Christine Vallim Peres Marques. Artes visuais na proposta curricular do estado de São Paulo: Portinari ausente. 2010. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2565
dc.description.abstractThis Project starts from an observation and a questioning: why haven t Cândido Portinari s works - greatest Brazilian painter and born in the state of São Paulo -, been taken into account by the Curricular Proposal of the State of São Paulo regarding the Arts teaching books, in particular the visual ones? Doesn t his work have any importance for the country? Don t the elaborators of the mentioned proposal know him? From the analysis of this material, a research has been done with the survey of bibliographies about the painter that could reveal his life, not only the one already known of the general public, but the one that could serve as a basis to teachers that teach art in public schools of the state of São Paulo. Through this investigation, we try to show someone worried about his people, an educator made by the image and a man formed by the observation of his work. The first chapter reveals us Portinari s formation, his family, religiosity, his involvement with Communism, his friends, his stay in Europe, his moving to Rio and his occasional trips to Brodósqui; besides the awards received, his escape of school and the greatness of his work. The second chapter shows the reader all the educational features of this painter, his concerns about the future of education in the country and mainly about the simple man who has been building this nation and not revealed by our old masters. Which man does Portinari show in his works? The third chapter compares and analyzes contemporaneous artists works taken into account by the Curricular Proposal of the State of São Paulo. It inquires about the presence of these education icons and reflects/questions Cândido Portinari s absence.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectPortinari, Cândido Torquato, 1903-1962por
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectProposta Curricular do Estado de São Paulopor
dc.subjectArtes Visuaispor
dc.subjectCurricular Proposal of the State of São Pauloeng
dc.subjectCandido Portinarieng
dc.subjectVisual Artseng
dc.titleArtes visuais na proposta curricular do estado de São Paulo: Portinari ausentepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tagliavini, João Virgílio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4785993Z0por
dc.description.resumoO presente trabalho parte de uma observação e de um questionamento: por que as obras de Cândido Portinari, maior pintor brasileiro e paulista de nascimento, não foram contemplados pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo no que diz respeito ao caderno de ensino da disciplina de Arte, em particular as visuais? Será que seu trabalho não tem qualquer importância para o país? Os elaboradores da referida Proposta não o conhecem? A partir da análise deste material, deu-se início um trabalho de pesquisa com levantamentos de bibliografias sobre o pintor que pudessem revelar sua vida, não apenas a que já era conhecida pelo grande público, mas sim aquela que pudesse servir de base aos professores que lecionam Artes nas Escolas Públicas do Estado de São Paulo. Através desta investigação, tentamos mostrar um Portinari preocupado com seu povo, um educador que se fazia pela imagem e um homem que seria formado pela observação de sua obra. O primeiro capítulo revela-nos a formação de Portinari, sua família, a religiosidade, o comunismo, os amigos, sua estada na Europa, sua ida ao Rio de Janeiro e o retorno em algumas ocasiões a Brodósqui. Além dos prêmios recebidos, a fuga da escola e a grandiosidade de sua obra. O segundo capítulo apresenta ao leitor todo o caráter educativo deste pintor, suas preocupações com o futuro da educação no país e principalmente com o homem simples que construiu e constrói esta nação e não revelado pelos mestres trazidos por Dom João VI. Um olhar sobre o homem apresentado por Portinari em seus trabalhos. O terceiro capítulo compara e analisa as obras de artistas contemporâneos contempladas pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Indaga sobre a presença destes ícones da educação e faz uma reflexão/questionamento sobre a ausência de Candido Portinari.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2180128482829755por


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