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dc.contributor.authorPamplona, Renata Silva
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:29Z
dc.date.available2012-12-19
dc.date.available2016-06-02T19:39:29Z
dc.date.issued2012-11-26
dc.identifier.citationPAMPLONA, Renata Silva. O kit anti-homofobia e os discursos sobre diversidade sexual. 2012. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2639
dc.description.abstractWith this research the aim is to analyze the different discourses propagated in the Brazilian media, referring to the repercussion of the possibility of the approval of the educational material: the Anti-homophobia kit, produced and developed by MEC / SECADI, based on the project, A Homophobia-free School, between 2008 and 2010. This material is intended to support the educational task in tackling prejudice against sexual diversity and combat homophobia in schools. As methodological option, we will work with Foucaultian Arqueogenealogy, given that this event falls within the domain of knowledge and power. In this sense, it is allied to the understanding that the discourse is complex, transient, mobile, marked by historical relationships and practices that are actually alive within the discourse itself. This cannot be reduced to a set of signs and signifiers; nor is it causal. Before, it is subject to the law of becoming. In this slant, and in the understanding that sexuality is historically produced, functioning as a device of sexuality, we proceed in the first instance to analyses of the following audiovisual materials: Finding Bianca, Probability and Torpedo. Subsequently, we analyze the discourses propagated on the educational material and on sexual diversities. The entire discursive trajectory and its detailed examination offers tools which make it possible to understand the Anti-homophobia kit as a device of power. Thus, as we proceed through the discursive tangle and begin to unravel the minutiae produced by the discourses, it can be seen that these construct themselves in such a manner as to produce truth about sexual diversities, and to engender forms of subjectification of the differences. Specifically, strategies are perceived to purge or make palatable any expression of strangeness concerning: transvestites, transsexuals, lesbians, gays, bisexuals or transgender individuals. The Anti-homophobia kit resource reaffirms traditional models of heteronormativity, even though the discourses subtly construct themselves in defense of the subjects one wishes to normalize.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDiversidade sexualpor
dc.subjectHomofobiapor
dc.subjectNormalizaçãopor
dc.subjectDispositivo (Filosofia)por
dc.subjectKit anti-homofobiapor
dc.subjectAnti-homophobia kiteng
dc.subjectsexual diversityeng
dc.subjectresourceeng
dc.subjectnormalizationeng
dc.titleO kit anti-homofobia e os discursos sobre diversidade sexualpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Dinis, Nilson Fernandes
dc.contributor.advisor1LattesDINIS, N. F.por
dc.description.resumoObjetiva-se analisar, com esta pesquisa, os diferentes discursos propagados na mídia brasileira referentes à repercussão da possibilidade de aprovação do material educacional: kit anti-homofobia, produzido e elaborado pelo MEC/SECADI a partir do projeto Escola Sem Homofobia, entre os anos de 2008 a 2010. Esse material destina-se a apoiar o trabalho pedagógico no enfretamento do preconceito contra a diversidade sexual e combate à homofobia na escola. Como opção metodológica, trabalhar-se-á com a arqueogenealogia foucaultiana, uma vez que esse acontecimento se insere numa ordem de saber e poder. Nesse sentido, partilha-se do entendimento de que o discurso é complexo, transitório, móvel, marcado pelas relações históricas e práticas que estão vivas no próprio discurso. Esse não se resume a um conjunto de signos e significantes; tampouco é causal. Antes, é submetido à lei do devir. Nesse viés, e na compreensão de que a sexualidade é historicamente produzida, funcionando como dispositivo da sexualidade, procede-se em um primeiro momento às análises dos seguintes materiais audiovisuais: Encontrando Bianca, Probabilidade e Torpedo. Posteriormente, analisamse os discursos propagados sobre o material educativo e sobre as diversidades sexuais. Toda a trajetória discursiva e seu esmiuçar oferece ferramentas para que se possa compreender o kit anti-homofobia como um dispositivo de poder. Assim, ao caminhar nos emaranhados discursivos e destrinçar as minúcias produzidas pelos discursos, vê-se que esses se arquitetam de forma a produzir verdades sobre as diversidades sexuais, e a engendrar formas de assujeitamento das diferenças. Especificamente, percebem-se estratégias para esvaziar ou tornar palatável qualquer expressão de estranheza das/dos: travestis, transexuais, lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros. O dispositivo kit antihomofobia reafirma tradicionais modelos da heteronormatividade, ainda que os discursos sutilmente se construam em defesa dos sujeitos que se quer normalizar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0007062758838949por


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