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dc.contributor.authorFigueira, Rafael
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:44Z
dc.date.available2014-07-24
dc.date.available2016-06-02T19:39:44Z
dc.date.issued2014-02-27
dc.identifier.citationFIGUEIRA, Rafael. Abordagem temática e a introdução de conteúdos de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma primeira aproximação. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2719
dc.description.abstractThe current curricular propositions direct the goals of basic education in the perspective of the student's education as a contemporary citizen who can understand and act in society. Given this configuration, we locate concerns regarding the insertion of latest contents in the curriculum and the development of a more contextualized teaching, through which students can assign a meaning to this knowledge in their lives. Thus, we wondered whether the Thematic Approach could not contribute to the selection and development of content of a more contemporary physics, so they make sense to the students, becoming it effective elements of understanding the world, focusing on its transformation. Given this initial hypothesis, we seek for theses and dissertations in the CAPES' Database of Theses and Dissertations dealing curricular organization from themes and the productions that focus on the reflection on the insertion of Modern and Contemporary Physics (MCP) in basic education. We observed four perspectives for the thematic approach, of which the themes in Freire's perspective and that focusing on Science-Technology- Society relationships (STS) comprise the majority of productions. We identify arguments in justifications for the inclusion of MCP in basic education that are associated with STS dimensions, in most they highlight the importance of this knowledge just by the need to update the curriculum contents and outnumbered we observed the presence of those who focus on the changes in basic education. Seems to us that a thematic approach based on an approximation between Freire's perspective and with a focus on STS relations, can contribute what for the teaching of the content of contemporary physics be articulated to the development of a physics education, aligned with the changes in education in recent decades and that contributes to training which focuses the development of a citizen's and active s posture of student. Accordingly, a possible criterion for the selection of such content would be articulated with the opportunity for students to unveil and understand contradictions related to scientific and technological development, seeking its transformation. So, the development of a thematic investigation could focus on the search for themes that represent environmental implications of scientific and technological development occurred in the last century.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTemas freireanospor
dc.subjectAbordagem CTSpor
dc.subjectAbordagem temáticapor
dc.subjectFísica moderna e contemporâneapor
dc.subjectThematic approacheng
dc.subjectSTSeng
dc.subjectModern and contemporary physicseng
dc.titleAbordagem temática e a introdução de conteúdos de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma primeira aproximaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pierson, Alice Helena Campos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7por
dc.description.resumoAs atuais proposições curriculares direcionam os objetivos da educação básica na perspectiva de formação do estudante como um cidadão contemporâneo, que possa compreender e atuar na sociedade. Diante desta configuração localizamos preocupações com relação à inserção de conteúdos mais atuais no currículo e ao desenvolvimento de um ensino mais contextualizado, por meio do qual os estudantes possam atribuir um sentido a estes conhecimentos nas suas vidas. Desta maneira, nos questionamos se a Abordagem Temática não poderia contribuir para a seleção e o desenvolvimento de conteúdos de uma física mais contemporânea, para que façam sentido aos alunos, tornando-se elementos efetivos de compreensão do mundo, focalizando a sua transformação. Tendo em vista esta hipótese inicial, buscamos por teses e dissertações no Banco de Dados de Teses e Dissertações da CAPES que tratavam da organização curricular a partir de temas e as que focalizavam a reflexão sobre a inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) na educação básica. Observamos a presença de quatro perspectivas para a abordagem temática, das quais os temas na perspectiva freireana e aqueles com enfoque nas relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) concentram a maioria das produções. Identificamos argumentos em justificativas para a inserção da FMC na educação básica que estão associados com as dimensões CTS, em maior parte eles destacam a importância destes conhecimentos justamente pela necessidade de atualizar os conteúdos curriculares e em menor número observamos a presença daqueles que focalizam as mudanças ocorridas na educação básica. Parece-nos que uma abordagem temática a partir de uma aproximação entre as perspectivas freireana e com enfoque nas relações CTS, pode contribuir para que o ensino dos conteúdos mais contemporâneos da física se articule ao desenvolvimento de um ensino de física alinhado com as mudanças ocorridas na educação nas últimas décadas e que contribua para uma formação que focalize o desenvolvimento de uma postura cidadã e atuante dos estudantes. Nesse sentido, um possível critério para a seleção destes conteúdos estaria articulado com a possibilidade de os estudantes desvelarem e compreenderem contradições relacionadas com o desenvolvimento científico-tecnológico, visando a sua transformação. Então, o desenvolvimento da uma investigação temática poderia focalizar a busca por temáticas que representam implicações socioambientais decorrentes do desenvolvimento científico-tecnológico ocorrido no último século.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5364631020777599por


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