Show simple item record

dc.contributor.authorAssunção, Maristela Lopes Vicente da
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:52Z
dc.date.available2005-08-03
dc.date.available2016-06-02T19:39:52Z
dc.date.issued2004-06-22
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Maristela Lopes Vicente da. Organização do trabalho escolar e atuação do administrador-escolar.. 2004. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2747
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEscolas - organização e administraçãopor
dc.subjectDireitos escolarespor
dc.subjectPlanejamento educacionalpor
dc.titleOrganização do trabalho escolar e atuação do administrador-escolar.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Waldemar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782898J6por
dc.description.resumoEste é um estudo de caso feito sobre o Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira, na cidade de Pires do Rio Goiás, uma escola de ensino fundamental e médio. O objetivo do estudo foi compreender como a atuação do diretor da escola influencia na organização e no planejamento do trabalho pedagógico. Para atingí-lo, foi necessário trilhar o seguinte caminho: descrever a organização do trabalho pedagógico realizado pelos professores; identificar o estilo de gestão da direção da escola; examinar as relações existentes entre o trabalho pedagógico docente realizado e a atuação do diretor. Procurei, antes, fazer um estudo e um breve relato das vertentes teóricas e estudos sobre administração escolar no Brasil, buscando conceitos que analisem o caráter específico, complexo e heterogêneo dos modelos de organização escolar a partir de imagens, metáforas e modelos analíticos. Em seguida, apresento o percurso metodológico, destacando o tipo de pesquisa realizado, os instrumentos, as fontes de dados e os procedimentos de análise. Finalmente, busquei descrever o discurso dos professores, as observações realizadas e a análise documental, oferecendo uma compreensão da prática organizacional da escola e da ação dos atores envolvidos no contexto escolar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record