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dc.contributor.authorBarros, Gustavo de Almeida
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:55Z
dc.date.available2015-05-07
dc.date.available2016-06-02T19:39:55Z
dc.date.issued2015-02-27
dc.identifier.citationBARROS, Gustavo de Almeida. Da individuação em Simondon ao inventar-se pela educação infantil. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2768
dc.description.abstractThat bibliographic theoretical-characterized survey has been as its beginning the following question: How is an individual constituted? By searching the solution for this question, we have mainly based on the thesis of Gilbert Simondon, a French philosopher, The Individuation under the Light of Notions about Shape and Information (1958), which along with the comprehension about his concepts, sought in natural sciences like inequality, meta stability and transduction. That permitted not only to understand the individual from his individuation process, but also to realize an occurring reality that antecedes it a reality that Simondon himself called pre individual. Moreover, since Simondon show us that the being is never to individuate himself, that pre-individual reality both coexists with the individual and will be his genesis. This point in Simondon s philosophy will make possible for us to answer our own questions. Would the individuation processes not be distinguishing processes, too? In case affirmative, would these singularization processes not be a deindividuation, too? In order to answer our own questions, we have performed, face to Simondon s proposal surveys about the philosophy of difference proposed by the French philosopher Gilles Deleuze and the psychoanalyst Felis Guattari, and by Deleuze s comments about Simondon s philosophy. We have permitted ourselves, therefore, to perform an approach to education, which led us, not only to propose a new manner of understanding education, but also rethinking its practices. For that, we have had to delimitate a theoretical field made up by so many other surveys and texts, which could approximate to what we have performed, that is, which worked out with Simondon, the philosophy of difference and education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - filosofiapor
dc.subjectIndividuaçãopor
dc.subjectSingularidadepor
dc.subjectSimondon, Gilbert, 1924-1989por
dc.subjectDiferença (Filosofia)por
dc.subjectIndividuationeng
dc.subjectSingularityeng
dc.subjectSimondoneng
dc.subjectPhilosophy of differenceeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleDa individuação em Simondon ao inventar-se pela educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abramowicz, Anete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790897U6por
dc.description.resumoEsta pesquisa de caráter teórico bibliográfico teve como ponto de partida o seguinte questionamento: Como o indivíduo se constitui? Na busca de resolver esta questão, encontramo-nos em Gilbert Simondon, filósofo francês, mais especificamente com sua tese A Individuação à Luz das Noções de Forma e se Informação (1958), que juntamente com a compreensão de seus conceitos, os quais ele vai buscar nas ciências naturais como disparação, metaestabilidade, e transdução permitiu não apenas compreender o indivíduo a partir do seu processo de individuação, mas de perceber a existência de uma realidade que antecede não só o indivíduo, mas o próprio processo de individuação, uma realidade que o próprio Simondon chamou de pré-individual. E como o Simondon nos demonstra, que o ser nunca para de se individuar, essa realidade pré-individual além de coexistir com o indivíduo será também sua gênese. É esse ponto na filosofia de Simondon que nos possibilitará também responder as nossas próprias questões. Se os processos de individuações também não são processos de singularizações? E sendo que sim, esses processos de singularizações não seriam também uma desindividuação? Para responder as nossas próprias perguntas, realizamos, frente a proposta de Simondon, aportes da filosofia da diferença proposta pelo filosofo francês Gilles Deleuze e pelo psicanalista Felix Guattari e nos comentários que Deleuze faz a filosofia de Simondon. Permitindo-nos assim, realizar uma aproximação com a educação, o que nos levou a não só propor uma nova maneira de compreender a educação, mas também, de repensar as suas práticas. Para tal, foi preciso delimitar um campo teórico composto por tantas outras pesquisas e tantos outros textos que aproximassem com o que realizamos, isto é, que trabalhassem com o Simondon, com a filosofia da diferença e com a educação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6326587195705738por


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