Show simple item record

dc.contributor.authorVieira, Marisa Sartori
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:55Z
dc.date.available2015-05-11
dc.date.available2016-06-02T19:39:55Z
dc.date.issued2015-02-05
dc.identifier.citationVIEIRA, Marisa Sartori. Ambientalização universitária: o olhar dos estudantes da UFSCar para as questões ambientais. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2769
dc.description.abstractThe process known as greening universities refers to the introduction of environmental issues in the teaching-research-extension and management fronts. Considering the various initiatives of the Federal University of São Carlos (UFSCar) insert the environmental education in the curricula and management, this study aimed to assess what form and how is this process in view of undergraduate students in chemistry and Pedagogy in three campuses UFSCar (São Carlos, Araras and Sorocaba). To this end, a virtual tool known as "Sustainability Test" was used (www.projetosustentabilidade.sc.usp.br) to assess sustainability practices in academic spaces. The themes analyzed in this study were divided in four categories: a) Environmental Management (waste management, water, energy, mobility / accessibility, green areas and green technologies); b) curriculum greening (environmental education in teaching / curriculum); c) Involvement and Participation d) The role of universities face to environmental issues. In addition to the questionnaire, interviews were conducted focus group type and consulted institutional legislation concerning the issue investigated. While acknowledging the Environmental Education (EE) in the institution, it was observed that most students of both courses were unaware of the actions related to environmental management, especially in the campus of San Carlos. The theme of "green technologies" still seemed far from the Education field, as well as the Science-Technology-Society-Environment Approach (CTSA). The main difficulty pointed out by students for their involvement in environmental issues is the lack of time and information, which may be a priority target given to the theme in these spaces. According to the data collected, the role of universities would be to invest in educational processes and disseminate scientific knowledge, approach the community, addressing EA critically. It was found that the promotion of reflection and dialogue between institutional subjects that carry different views on the greening of HEIs should be seen as necessary strategies to face the challenges inherent in such a process.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectInitial teacher educationeng
dc.titleAmbientalização universitária: o olhar dos estudantes da UFSCar para as questões ambientaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zuin, Vânia Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5265150425993880por
dc.description.resumoO movimento denominado ambientalização universitária se refere à inserção da temática ambiental nas Instituições de Educação Superior (IES), nas frentes de ensino-pesquisaextensão e gestão. Considerando as várias iniciativas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em ambientalizar os seus currículos e gestão, este trabalho teve como objetivo principal avaliar qual a forma e como se dá este processo na visão dos estudantes de licenciatura em Química e Pedagogia em três campi da UFSCar (São Carlos, Araras e Sorocaba). Para tal, uma ferramenta virtual conhecida como Teste de Sustentabilidade foi utilizada (www.projetosustentabilidade.sc.usp.br), para se avaliar práticas de sustentabilidade nos espaços acadêmicos. As temáticas analisadas neste trabalho foram divididas em quatro categorias: a) Gestão Ambiental (gestão de resíduos, água, energia, mobilidade / acessibilidade, áreas verdes e tecnologias verdes); b) Ambientalização curricular (educação ambiental no ensino/currículo); c) Envolvimento e Participação e d) O papel das universidades frente às questões ambientais. Além do questionário, foram realizadas entrevistas do tipo grupo focal e consultados os documentos institucionais voltados à questão investigada. Embora reconheçam a existência da Educação Ambiental (EA) na instituição, foi possível observar que grande parte dos estudantes de ambos os cursos desconhecia as ações de ligadas à gestão ambiental, principalmente no campus de São Carlos. O tema tecnologias verdes ainda pareceu distante do campo da Pedagogia, assim como a abordagem Ciência- Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). A principal dificuldade apontada pelos estudantes para seu envolvimento com as questões ambientais é a falta de tempo e de informação, o que pode ser um indicativo da prioridade dada à temática nestes espaços. De acordo com os dados levantados, o papel das universidades seria o de investir em processos educativos e divulgar o conhecimento científico, estreitando os laços com a comunidade, abordando a EA de forma crítica. Verificou-se que a promoção de reflexões e diálogos entre os sujeitos institucionais que carregam diferentes visões sobre a ambientalização de IES devem ser vistas como estratégias necessárias de enfrentamento dos desafios inerentes a tal processo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7590495006139255por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record