Show simple item record

dc.contributor.authorMedeiros, Corintha Maria Barreto
dc.date.accessioned2016-06-02T19:40:01Z
dc.date.available2007-07-10
dc.date.available2016-06-02T19:40:01Z
dc.date.issued2006-03-22
dc.identifier.citationMEDEIROS, Corintha Maria Barreto. Agressões em uma escola de ensino fundamental: visão dos alunos, professores e funcionários.. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2799
dc.description.abstractThis study analyses 10 to 12 year-old children, 4th grade students, teenagers between 13 and 15 and students belonging to the 7th grade fundamental teaching experiences related to the aggression and violence in school environment and their perceptions about these experiences. The research was conducted during the school period of 2004 in a fundamental teaching unit located in São José do Rio Preto - SP, aiming to investigate if the aggression among students may cause the will of not going to school, as well as if the aggressions which are responsible for lacking of discipline interfere on the teaching-learning process development. In the first chapter of this work we have written about the contemporary view related to the agressions in school. European and some Latin-American authors have given support as a theoretical referential in this chapter. After that, we have sent the Brazilian production, which has as a theoretical reference master and doctor ship thesis. On the second chapter we have written about the researchs, the work, methods, the context, the partakers, the place where the field research was conducted, the used instruments for collecting and analyzing data. In the third chapter, we have mentioned the research results. At last, on the fourth chapter, we have gathered the arguing and final considerations. The mentioned experience s analysis conducted by the research individuals have indicated that the aggression acts and violence in school environment have points in common and points that are different when dealing with children and teenagers which can be linked, among other, to the characterists belonging to the different stage. It s been observed in this study that there s a major involvement in physical aggressions from students who come from 4th grades and a major participation of students from 7th grades relating to psychological aggressions. The classroom is considered as a place where the aggression acts are most common among students. It has been observed in analyzing the teachers and staff points of view concerning to the school violence that teachers consider the familiar context the most responsible element in the aggressive behavior of the students; on the other side, the two employees notices aggressions taken on the courtyard by vain reasons and jokes badly conducted.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectAggressionseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectStudenteng
dc.titleAgressões em uma escola de ensino fundamental: visão dos alunos, professores e funcionários.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Huet, Aparecida Barco Soler
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4713889A2por
dc.description.resumoEste estudo analisa experiências de crianças de 10 a 12 anos de idade, alunos de 4ª série e de adolescentes de 13 a 15 anos, alunos de 7ª série do ensino fundamental com as agressões e violência no ambiente escolar e respectivas percepções. A pesquisa foi realizada durante o ano letivo de 2004, numa escola de ensino fundamental, localizada na cidade de São José do Rio Preto SP, a fim de investigar se a agressão entre escolares faz o aluno não gostar de ir à escola, bem como se as agressões que geram indisciplina interferem no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. No primeiro capítulo do trabalho foi abordado as visões contemporâneas acerca das agressões relacionadas à escola. Autores europeus e de alguns países da América Latina constituíram o referencial teórico. Em seguida, foi analisada a produção brasileira presente em teses de doutorado e dissertações de mestrado. No segundo capítulo tratou-se da pesquisa, do método do trabalho, da contextualização, dos sujeitos, do local onde foi realizada a pesquisa de campo, dos instrumentos utilizados para a coleta de dados e da análise desses dados. No terceiro capítulo foi tratado dos resultados da pesquisa. E, no quarto capítulo, das discussões e considerações finais. As análises dos relatos indicaram que os atos de agressões e violência no ambiente escolar têm semelhanças e diferenças quando se trata de crianças e adolescentes, as quais podem ser relacionadas, entre outras, às características dos respectivos estágios de desenvolvimento. Foi observado, neste estudo, que há um envolvimento maior em agressões físicas de alunos das 4ª séries e uma maior participação de alunos das 7ªs séries quando se trata de agressões psicológicas. A sala de aula é considerada como o local onde mais ocorrem atos de agressão entre escolares. Ao analisar o ponto de vista de professores e funcionários a respeito da violência escolar, foi constatado que os professores consideram o contexto familiar o maior responsável pelo comportamento agressivo de alunos; já os dois funcionários percebem agressões no pátio por motivos fúteis e motivadas por brincadeiras consideradas de mau gosto.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record