Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGraupner, Marli de Carvalho
dc.date.accessioned2016-06-02T19:42:33Z
dc.date.available2015-07-02
dc.date.available2016-06-02T19:42:33Z
dc.date.issued2013-12-11
dc.identifier.citationGRAUPNER, Marli de Carvalho. Contribution of educational pratices for teaching mathematics in the first years: a collaborative analysis of disciplinary expertise. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2803
dc.description.abstractThe present research aims to identify the contributions of the discipline Methodology and Practice of Mathematics Teaching on the Training of teachers who teaches mathematics in the early years of Elementary School. The research was developed in the Post Graduation in Education at Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba, connected to the search line "Teacher Training and Educational Practices" and integrates discussions from Project Education Observatory OBEDUC 2012. In terms of theoretical reference for addressing the models of teacher training were used the studies of CURI (2004), GATTI (2010), CURI & PIRES (2008), FOERSTE (2005), FIORENTINI (1995) e COCHRAN & LYTLE (1999). It is structured from an analysis qualitative and interpretative from the catalog and the teaching plan, as part of the material produced by the protagonists students of the discipline Methodology and Practice of Teaching Mathematics, offered on the period 8th Pedagogy course at UFSCar Campus Sorocaba, besides the script of classes held. To substantiate the analysis were used theoretical references that deal with the conceptual and didactic aspects to the teaching of mathematics. In that perspective were considered the contributions of the studies of NUNES (2005); SMOLE (2001); TOLEDO & TOLEDO (1997); FREITAS (2001), TANCREDI (2012), LORENZATO (1995) e FIORENTINI & LORENZATO (2006). The results given point that the conduction of the discipline in the colaborative perspective, presented some alternatives for concrete changes of the practice and opened possibilities for new meaning in vocational training, regarding the teaching of mathematics. The articulation between dialog, negotiation, mutuality and trust ran through all the classes and thereby it was possible to reach the goals initially proposed by the discipline in a positive and enriching way.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprática de ensinopor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) Estudo e ensinopor
dc.subjectprofessores de matemática - Formaçãopor
dc.subjectFormação matemáticapor
dc.subjectformação de professores dos anos iniciaispor
dc.subjectensino de Matemáticapor
dc.subjectmathematics formationeng
dc.subjectteachers training from early yearseng
dc.subjectteaching of mathematicseng
dc.titleContribuição das práticas educativas para o ensino da matemática nos anos iniciais: análise de uma experiência disciplinar colaborativapor
dc.title.alternativeContribution of educational pratices for teaching mathematics in the first years: a collaborative analysis of disciplinary expertiseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746628149674449por
dc.contributor.referee1Gama, Renata Prenstteter
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4153572041829838por
dc.contributor.referee2Lorenzato, Sergio Apparecido
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0433106167291528por
dc.contributor.referee3Passos, Laurizete Ferragut
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1852839499967790por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo identificar quais as contribuições da disciplina Metodologia e Prática do Ensino da Matemática para a formação dos professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus Sorocaba, ligada à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas que integra as discussões do Projeto Observatório da Educação (OBEDUC) 2012. Em termos de referencial teórico para abordar os modelos de formação de professores foram utilizados os estudos de CURI (2004), GATTI (2010), CURI & PIRES (2008), FOERSTE (2005), FIORENTINI (1995) e COCHRAN & LYTLE (1999). A pesquisa estrutura-se a partir de uma análise qualitativa e interpretativa da ementa, do plano de ensino e do material produzido pelos alunos protagonistas da disciplina Metodologia e Prática do Ensino da Matemática, oferecida no 8º período do curso de Pedagogia da UFSCar Campus Sorocaba além dos roteiros das aulas realizadas. Para fundamentar a análise foram utilizados referenciais teóricos que tratam dos aspectos conceituais e didáticos para o ensino da matemática. Nesta perspectiva foram consideradas as contribuições dos estudos de NUNES (2005); SMOLE (2001); TOLEDO & TOLEDO (1997); FREITAS (2001), TANCREDI (2012), LORENZATO (1995) e FIORENTINI & LORENZATO (2006). Os resultados obtidos apontam que a condução da disciplina na perspectiva colaborativa apresentou alternativas para a mudança concreta da prática pedagógica abrindo possibilidades para a ressignificação na formação profissional no que se refere ao ensino da matemática. A articulação entre o diálogo, negociação, mutualidade e confiança perpassou todas as aulas da disciplina podendo, dessa maneira, alcançar as finalidades inicialmente propostas pelos formadores de forma positiva e enriquecedora.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0106429535599187por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem