Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Carlos Eduardo da
dc.date.accessioned2016-06-02T19:42:35Z
dc.date.available2015-10-13
dc.date.available2016-06-02T19:42:35Z
dc.date.issued2015-02-27
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Eduardo da. Rural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participation. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2812
dc.description.abstractThis reseach approaches the Rural Education area by testimonials of educators and militants, as well as cartographies by three routes: approximation, recognition e sharing, experienced by a composite between the community which live and work in the rural settlements territories, known as Agrovilas . Starting at this point the school E.M Terezinha de Moura Rodrigues Gomes , at Itapeva/SP, the investigation gathers possibilities of pedagogical action on rural schools, recognized on its respective school training perspective and immersions on non-scholar environments, but equally educative. The results allowed to put on evidence that the way of working of the militant teacher, is related with the experiences that the school sees itself in the countryside and how the countryside gets in the school to compose together an equilibrium between systematized and non-systematized ways of education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação do campopor
dc.subjectcartografiapor
dc.subjectprática docentepor
dc.subjectmovimentos sociaispor
dc.subjecteducação ruralpor
dc.subjectmovimentos sociais - educaçãopor
dc.subjectprática de ensinopor
dc.subjectrural educationeng
dc.subjectcartographyeng
dc.subjecteducational practiceeng
dc.subjectsocial movementseng
dc.titleEducação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escolapor
dc.title.alternativeRural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Melo, Teresa Mary Pires de Castro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0960053614310334por
dc.contributor.referee1Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339578170693084por
dc.contributor.referee2Lima, Grácia Lopes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1115130474238802por
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a Educação do Campo a partir de depoimentos de educadores e militantes, assim como de cartografias de três percursos: aproximação, reconhecimento e compartilhamento, experenciados de forma compósita entre a comunidade que vive e trabalha nos territórios dos assentamentos, conhecido como Agrovilas . Tendo como ponto de partida o espaço escolar E.M. Terezinha de Moura Rodrigues Gomes , em Itapeva/SP, a investigação reúne possibilidades de ação pedagógica nas escolas do campo reconhecidas naperspectiva formativa escolar e imersões em ambientes não-escolares, mas igualmente educadores. Os resultados permitiram evidenciar que a forma de atuar doeducador militante, está relacionada às experiências em que a escola se vê no campo e o campo adentra a escola para comporem juntos o equilíbrio entre as formas sistematizadas e assistematizadas de educar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlattes-por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record