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dc.contributor.authorBandini, Heloisa Helena Motta
dc.date.accessioned2016-06-02T19:43:59Z
dc.date.available2007-07-11
dc.date.available2016-06-02T19:43:59Z
dc.date.issued2006-03-17
dc.identifier.citationBANDINI, Heloisa Helena Motta. Avaliando aspectos de linguagem de crianças deficientes auditivas usuárias de Língua Brasileira de sinais.. 2006. 151 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2819
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeficientes auditivospor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectLinguagem por sinaispor
dc.titleAvaliando aspectos de linguagem de crianças deficientes auditivas usuárias de Língua Brasileira de sinais.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Rose, Julio Cesar Coelho de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3386857761295187por
dc.description.resumoSomente uma minoria de crianças portadoras de deficiência auditiva lê fluentemente. A literatura tem considerado como fatores principais para a aquisição de leitura e escrita proficiente, a aquisição de linguagem oral, a consciência fonológica e as habilidades prévias de leitura e escrita (letramento emergente). O presente estudo teve como objetivo correlacionar as habilidades de consciência fonológica e letramento emergente em função do tipo de linguagem dominada por crianças deficientes auditivas profundas. Este estudo é dividido em duas etapas. A primeira diz respeito à adaptação da Avaliação de Linguagem do Inventário Portage Operacionalizado (IPO) para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), respeitando as características do teste e a estrutura da LIBRAS como língua e à aplicação do instrumento produzido em crianças surdas usuárias de LIBRAS, para verificar sua adequação prática. A segunda diz respeito à avaliação de linguagem, letramento emergente e consciência fonológica de 04 crianças surdas, portadoras de perda auditiva severa e ou profunda com idades entre 6 anos e 2 meses e 6 anos e 6meses. O resultado do Estudo I apresenta a versão final do IPO adaptado à LIBRAS. Os resultados relativos ao Estudo II mostram que crianças surdas usuárias de LIBRAS apresentam habilidades de letramento emergente e de consciência fonológica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8852973471847843por


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