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dc.contributor.authorOliveira, Antonia Soares Silveira e
dc.date.accessioned2016-06-02T19:44:08Z
dc.date.available2011-03-22
dc.date.available2016-06-02T19:44:08Z
dc.date.issued2011-02-21
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Antonia Soares Silveira e. Alunos com deficiência no ensino superior: subsídios para a política de inclusão da UNIMONTES. 2011. 182 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2876
dc.description.abstractThis study starts from our professional concerns in all segments of Basic Education and Higher Education in both Public and Private Institutions. Questions have arisen over the implementation of Inclusive Education, the Quota System and Educational Policy at the State University of Montes Claros - UNIMONTES. To ensure the admission, access and permanence of students with disabilities in higher education go far beyond suitable physical facilities. To establish a policy of inclusion in the University in relation to the disabled is necessary. We cannot deny the social role of UNIMONTES in the North of the State of Minas Gerais and its commitment to provide a more fair and democratic educational process for the production of knowledge and application of inclusion policies that meet the diversity, contributing to social inclusion and human development. In this sense, this research fits into this scenario, whose main axis was to investigate the admission, access and permanence of students with disabilities at the State University of Montes Claros - UNIMONTES admitted through the quota System and also to develop a diagnosis of inclusion policy of this university. In order to identify the study subjects, to examine the documents of COTEC, General Secretary and the Coordination of 27 graduate courses at the institution, within their respective campus Learning Centers based in the city of Montes Claros, was necessary. This analysis revealed then the subjects, who were students who had been admitted by the quota system in Category C (disabled), enrolled in undergraduate courses of this institution in the period of 2005 to 2009. This study was based on the principles of inclusion, that everybody has the right to education, regardless of the difficulties and differences. The research was conducted with the quantitative and descriptive methodology and the data collection instrument were official documents of the institution. The final considerations indicate the need to increase the limited mapping studies of students with disabilities in order to locate them and offer them decent conditions of permanence in the institution, along with institutional actions that will meet their expectations to ensure education for all.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectCotaspor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.subjectSistema de cotaspor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectDisabilitieseng
dc.subjectQuota systemeng
dc.subjectSocial inclusioneng
dc.titleAlunos com deficiência no ensino superior: subsídios para a política de inclusão da UNIMONTESpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4767627H7por
dc.description.resumoEste estudo parte de nossas inquietações como profissional atuante em todos os segmentos da Educação Básica e Superior na Instituição Pública e Privada. Abrem- se interrogações quanto à implantação da Educação Inclusiva, o Sistema de Cotas e a Política Educacional da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES. Garantir o ingresso, acesso e permanência de acadêmicos com deficiência no Ensino Superior vai muito além de adequar as instalações físicas. É necessário que se estabeleça uma política de inclusão na Universidade em relação ao deficiente. É inegável o papel social da UNIMONTES no norte de Minas e seu compromisso de proporcionar um processo educacional mais justo e democrático para a produção de conhecimentos e efetivação de políticas de inclusão, que venham atender a diversidade. Nesse sentido insere-se esta pesquisa, cujo eixo foi a investigação do ingresso, acesso e permanência de alunos com deficiência na Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES inscritos pelo Sistema de Cotas e traçar um diagnóstico da política de inclusão dessa universidade. Para identificar os sujeitos pesquisados, foi necessário, analisar os documentos da COTEC, Secretaria Geral e da Coordenação dos 27 cursos de graduação da instituição, dentro de seus respectivos Centros de Ensino do campus - sede na cidade de Montes Claros. Desta análise surgiram, então, os sujeitos da pesquisa, que foram os alunos que tiveram o ingresso pelo Sistema de Cotas na Categoria C (deficientes), matriculados nos cursos de graduação desta instituição no período de 2005 a 2009. Embasou-se este estudo nos princípios da inclusão de que todos têm direito à educação, independente das dificuldades e das diferenças. A pesquisa foi desenvolvida com a metodologia quantitativa, descritiva e, como instrumento de coleta de dados, foram utilizados documentos oficiais da instituição. As considerações finais indicam a necessidade de incrementar os escassos estudos de mapeamento desses acadêmicos com deficiência, no sentido de localizá-los e poder oferecer-lhes condições dignas de permanência na instituição, juntamente com ações institucionais que venham ao encontro de suas expectativas, de forma a garantir uma educação para todos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4959575947732109por


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