Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCruz, Rosangela Aparecida Silva da
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:15Z
dc.date.available2011-06-03
dc.date.available2016-06-02T19:46:15Z
dc.date.issued2011-03-29
dc.identifier.citationCRUZ, Rosangela Aparecida Silva da. Ensino médio no estado de São Paulo: desafios na escolarização de alunos com deficiência. 2011. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3079
dc.description.abstractThe objectives of this study were writing and reflecting about: a) the treatment given to students with deficiencies by school in secondary education; b) the school census statistic data regarding early enrollments for secondary and special education nationwide and in the State of São Paulo. We followed a qualitative approach, analyzing official documents of the scholar census of different established governments, and using the group focus technique we interviewed three special education teachers and six regular education teachers. We also performed four individual interviews with high school students with deficiencies two of them also attended the resources classrooms. The analyzed data showed the increasing number of enrollments in high school and special education showed the evolution of enrollments in high school and special education (by age), and the advances and ruptures of enrollments in high school (by grade). We reviewed teachers and students' testimonials in four thematic axes: a) the inclusive classroom context; b) the resources classroom context; c) teachers' work conditions; d) permanency conditions in public school. The results we found reveal that challenges of SEE-SP are related to the expansion of resources classroom attendance to places near students' houses as it is related to the structure of school transport. This study can contribute to discussions about limits and challenges of education in the State of São Paulo. The inclusive classroom and the resources classroom could become a reality that relies on more than guaranteed school access, because offering students conditions to stay in school is utterly necessary, as well as providing better conditions for the teachers' work.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDireito à educaçãopor
dc.subjectSala de Recursospor
dc.subjectCondições de trabalho docentepor
dc.subjectRight to educationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectResources classroomeng
dc.titleEnsino médio no estado de São Paulo: desafios na escolarização de alunos com deficiênciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caiado, Kátia Regina Moreno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803778280883949por
dc.description.resumoOs objetivos deste estudo foram descrever e refletir sobre: a) o atendimento escolar oferecido aos alunos com deficiência do ensino médio; b) os dados estatísticos do censo escolar referente às matrículas iniciais efetivadas no ensino médio e na educação especial em âmbito nacional e no estado de São Paulo. Seguindo a abordagem qualitativa, analisamos os documentos oficiais do censo escolar em diferentes governos instituídos, e usando a técnica de grupo focal, entrevistamos três professores da educação especial e seis da classe comum do ensino regular. Realizamos quatro entrevistas individuais com alunos com deficiência no ensino médio, sendo que dois deles também frequentavam a sala de recursos. Os dados analisados mostraram a evolução de acesso das matrículas do ensino médio e da educação especial, por faixa etária e os avanços e rupturas no ensino médio nas matrículas analisadas por série. Analisamos os depoimentos dos professores e alunos em quatro eixos temáticos: a) contexto da sala de aula inclusiva ; b) contexto da sala de recursos; c) condições de trabalho docente; d) condições de permanência na escola pública. Os resultados encontrados revelam que os desafios à SEE-SP estão relacionados desde a ampliação dos atendimentos em sala de recursos para locais próximos das residências dos alunos até a estrutura do transporte escolar. Este estudo pode contribuir nas discussões sobre os limites e desafios da educação paulista. A sala de aula inclusiva e a sala de recursos poderão se tornar uma realidade que dependem mais do que garantias de acesso, pois se faz necessário oferecer condições de permanência na escola, aos alunos, bem como, proporcionar melhores condições de trabalho docente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7548299206132781por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples