Show simple item record

dc.contributor.authorSantiago, Glauber Lúcio Alves
dc.date.accessioned2016-06-02T19:49:58Z
dc.date.available2007-07-11
dc.date.available2016-06-02T19:49:58Z
dc.date.issued2006-09-19
dc.identifier.citationSANTIAGO, Glauber Lúcio Alves. Uma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competências. 2006. 343 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3294
dc.description.abstractThis work intends to demonstrate the feasibility and applicability of competency management rudiments in activities connected to the formation of music educators. More specifically, it is meant to propose a model to evaluate graduate educational projects in music regarding the qualification of graduated. The study is based upon a theoretical reference that comprehends competency management and music education; having for the latter the purpose of characterizing the music educator s attributes. After an extended bibliographical research on many different authors, it was proposed a model for analysis of graduate educational projects based on competency management, and then an empirical implementation in an actual educational project was fulfilled. As a conclusion, this research could attest that it is possible the application of competency management methods in music graduate courses and in music educators formation as well, with substantial possibilities for benefits.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectGestão de competênciaspor
dc.subjectAtributos do educador musicalpor
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectCompetency managementeng
dc.subjectMusic graduate courseeng
dc.subjectMusic educator s attributeseng
dc.titleUma proposta de modelo para diagnóstico dos atributos do educador musical em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música baseado na gestão de competênciaspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Alliprandini, Dário Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0650958184371272por
dc.description.resumoO presente trabalho pretende mostrar a viabilidade e a aplicabilidade de princípios da gestão de competências em atividades relativas à formação profissional do educador musical. Mais especificamente, visa propor um modelo para o diagnóstico de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música, no que tange à capacitação das competências do aluno egresso. O trabalho, parte de um referencial teórico que abrange a gestão de competências e a educação musical, nesta última, tendo por finalidade a caracterização dos atributos do educador musical. Após a pesquisa bibliográfica com um grande número de autores, foi proposto um modelo para diagnóstico de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura baseado na gestão de competências e foi realizada uma aplicação experimental em projeto de curso real. Como conclusão, o trabalho pôde verificar que é possível a aplicação de sistemáticas de gestão de competências com grande potencial de benefícios para os cursos de licenciatura em música e para a formação dos educadores musicais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9385173410103898por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record