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dc.contributor.authorPinheiro, Larissa Maria Prisco
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:22Z
dc.date.available2014-02-21
dc.date.available2016-06-02T19:50:22Z
dc.date.issued2013-12-10
dc.identifier.citationPINHEIRO, Larissa Maria Prisco. Aplicação da abordagem lean no processo de desenvolvimento de produto em empresas industriais brasileiras. 2013. 143 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3434
dc.description.abstractGiven the movement of national and international competitions, the fast technological advances, the reduction in life cycle of products on the market and greater demands for quality and services associated with products, product development has established itself as one of the business processes key to the growth and survival of businesses of various industrial sectors and has, over the years, becoming a powerful source of competitiveness for companies from various sectors. Toyota has developed and uses a product development model considered extremely competitive, which helped make it the largest automobile manufacturer in the world. This model is called Lean Development and is a worldwide reference. The model uses lean concepts, derived from Lean Thinking, in the product development process. Studies in international scope are being conducted in order to characterize, evaluate and apply this model in other companies, either automotive market or others different markets. This Thesis presents the results obtained by a survey carried out in manufacturing companies located at Brazil. The population was defined like innovative companies with product development area in the investigated site and with Lean Manufacturing applied for at leats five years. It is presented a descriptive analysis of the companies analyzed and a factorial analysis, which reduces the research variables in four contextual factors of Lean Development. A cluster analysis of the factors identified by the factorial analysis was performed and four groups of companies were founded. The groups were classified in relation to the product development process, according to literature. The results show that 38.2% of surveyed sample applies lean concepts (principles and tools) in both production system and product development process and approximately a half of surveyed sample (46.9%) applies only lean principles in production system, but does not migrate these principles to product development process. However, these last companies are the ones with the best results in product development.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento de produtospor
dc.subjectESBCpor
dc.subjectProduct developmenteng
dc.subjectLean developmenteng
dc.subjectSBCEeng
dc.subjectSurveyeng
dc.titleAplicação da abordagem lean no processo de desenvolvimento de produto em empresas industriais brasileiraspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Toledo, José Carlos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421627326330417por
dc.description.resumoDiante dos movimentos das concorrências nacional e internacional, dos rápidos avanços tecnológicos, da diminuição do ciclo de vida dos produtos no mercado e das maiores exigências quanto à qualidade e aos serviços associados aos produtos, o desenvolvimento de produto se consolidou como um dos processos de negócio chave para o crescimento e a sobrevivência das empresas de diversos setores industriais e vem, ao longo dos anos, se transformando em uma poderosa fonte de competitividade para as empresas de diversos setores. A Toyota desenvolveu e utiliza um modelo de desenvolvimento de produto considerado extremamente competitivo, que ajudou a transformá-la na maior montadora automobilística do mundo. Esse modelo, considerado uma referência mundial, é chamado de Lean Development e utiliza conceitos enxutos, derivados do Lean Thinking, no processo de desenvolvimento de produtos. Estudos estão sendo realizados, em âmbito internacional, a fim de caracterizar, avaliar e aplicar esse modelo em outras empresas, tanto do mercado automobilístico quanto em outros diferentes mercados. Esta Tese apresenta os resultados obtidos por meio de um uma pesquisa de campo tipo survey, realizado em empresas industriais situadas no Brasil. A população foi delimitada em empresas inovadoras, que possuem a área de desenvolvimento de produto na planta pesquisada e, ainda, o Lean Manufacturing implantado há pelo menos cinco anos. É apresentada uma análise descritiva das empresas analisadas e uma análise fatorial, a qual reduz as variáveis de pesquisa em quatro fatores contextuais do Lean Development. Uma análise de agrupamento entre os fatores identificados pela análise fatorial foi realizada, originando quatro agrupamentos de empresas, os quais foram classificados em relação ao processo de desenvolvimento de produto, de acordo com a literatura. Os resultados mostram que 38,2% da amostra pesquisada aplica os conceitos enxutos (princípios e ferramentas) da manufatura no processo de desenvolvimento de produto e aproximadamente metade da amostra pesquisada (46,9%) aplica somente os princípios enxutos na manufatura, mas não os migra para o processo de desenvolvimento de produto. No entanto, essas últimas são as que apresentam os melhores resultados em desenvolvimento de produto.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3638190350308432por


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