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dc.contributor.authorPaula, Sabrina Medina de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:24Z
dc.date.available2007-10-19
dc.date.available2016-06-02T19:51:24Z
dc.date.issued2006-10-23
dc.identifier.citationPAULA, Sabrina Medina de. A gestão do desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas de base tecnológica do setor de equipamentos médico-hospitalares.. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3502
dc.description.abstractThe subject of this work is the product development management in small and medium sized technology-based firms in the sector of health care equipment production. The product development is critical for these firms and the management of this process affect the performance of it and consequently the competitiveness of these firms. The work has for objective to identify and to analyze the practices adopted by those firms and the main problems in the management of product development in small and medium sized technology-based firms of the State of São Paulo in the sector of health care equipment production, as well as the critical success factors in the management of the projects ahead developed. The diagnosis encloses the identification and analysis of practices of organization and the management adopted by the firms for this process and the main problems faced in the management of it, as well as the performance gotten for the firms in the product development. The field research enclosed a sample of 30 firms distributed among the cities of Campinas, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto and the metropolitan region of São Paulo. This work was developed by means of: 1. bibliographical research on the subject (Product Development Management and Management in small and medium sized technology-based firms); 2. Field research of the type survey (data-collecting) in small and medium sized technology-based firms through questionnaires applied in visit to the firms; 3. compilation and analysis of the data. In general, it was observed that the firms searched in its majority exports to other markets, the most use the platform concept, in general, the firms invest between 5 and 10% of invoicing in R&D, most of firms developed 5 new products in the last 5 years. For the considered products of success for the firms, joined the critical success factors had been: the activities of pre-product development well had been carried through, focus on the requirements of the consumers; integration among firms departments for creation and selection of new ideas and the head of the project was able to motivate the team.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento de novos produtospor
dc.subjectGestão de processo de desenvolvimento de produtospor
dc.subjectEmpresas de base tecnológicapor
dc.subjectSetor de equipamentos médico-hospitalarespor
dc.subjectFatores críticos de sucessopor
dc.subjectProduct development managementeng
dc.subjectTechnology-based firmseng
dc.subjectHealth care equipmenteng
dc.subjectCritical success factorseng
dc.titleA gestão do desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas de base tecnológica do setor de equipamentos médico-hospitalares.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Toledo, José Carlos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421627326330417por
dc.description.resumoO tema abordado por esta dissertação é a Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) em Empresas de Base Tecnológica (EBT s) de Pequeno e Médio Porte (PMP) do setor de equipamentos médico-hospitalares (EMH). O desenvolvimento de produto é crítico para essas empresas e a gestão deste processo condiciona o desempenho do mesmo e, conseqüentemente, a competitividade dessas empresas. A dissertação tem por objetivo geral identificar e analisar as práticas adotadas e os principais problemas na gestão do PDP em EBT s de PMP do Estado de São Paulo no setor de equipamentos médico-hospitalares, bem como os fatores críticos de sucesso na gestão dos projetos desenvolvidos. O diagnóstico abrange a identificação e análise das práticas de organização e gerenciamento adotadas pelas empresas para este processo e os principais problemas enfrentados no gerenciamento, bem como o desempenho obtido pelas empresas no desenvolvimento de produtos. A pesquisa de campo abrangeu uma amostra de 30 empresas distribuídas pelos municípios de Campinas, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, e da região metropolitana de São Paulo. A pesquisa foi conduzida por meio de: 1. pesquisa bibliográfica sobre o tema (Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos e de EBT s), 2. pesquisa de campo do tipo survey (levantamento de dados) nas EBT s por meio de questionários aplicados em visita às empresas; 3. compilação e análise dos dados. De modo geral, observou-se que as EBT´s pesquisadas em sua maioria exportam para outros mercados, utilizam o conceito de projeto plataforma, um terço das empresas investem entre 5 e 10% do faturamento em P&D e quase metade desenvolveram e lançaram pelo menos 5 novos produtos nos últimos 5 anos. Para os produtos considerados de sucesso pelas empresas, os fatores críticos de sucesso destacados na gestão do PDP são: realização das atividades de pré - desenvolvimento, foco nas necessidades dos clientes e no mercado alvo, integração das diversas áreas nas atividades de geração e seleção de idéias e motivação pelo líder do projeto das pessoas da equipe do projeto do novo produto.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2071596135475407por


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