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dc.contributor.authorCanevarolo, Maria Estela Antonioli Pisani
dc.date.accessioned2016-06-02T19:52:01Z
dc.date.available2005-04-04
dc.date.available2016-06-02T19:52:01Z
dc.date.issued2004-08-20
dc.identifier.citationCANEVAROLO, Maria Estela Antonioli Pisani. Experiências sobre a implementação de Balanced Scorecard em empresas no Brasil: estudos de caso.. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3734
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the implementation of Balanced Scorecard (BSC) in two large companies that operates in Brazil. The realization of the inadequacy of traditional performance measurement systems based on Managerial Accounting that occurred from the beginning of the twenty-century due to the new external and internal operational conditions faced by the most of the companies, many performance measurement systems have been proposed. The most visible result of such revolution is the BSC applied worldwide as well as in Brazil. The BSC has evolved from a performance measurement system to a strategic management system. With relation to Brazil, it is known the growing number of companies adopting the BSC but little empirical research can be found on implementation. The adopted research method was the case study in order to capture the different perspectives on implementation, by conducting semi-structured interviews with people involved in it. Furthermore, the investigation allowed observation of concrete aspects of the implementation. The empirical findings show the implementation of third generation BSC, that is, BSC applied as strategic management system in both companies. With the BSC implementation the culture of strategic planning was implemented or strengthened in the studied companies. The information technology has played a very important role to communicate the strategy but alone it was not enough being also necessary, among other aspects, a good communication plan and the top management support. Also, it was observed that the stakeholder vision regarding performance measurement was limited. Although the BSC is a simple concept it was hard to be implemented because it required the involvement of many people who did not have the same understanding of strategy.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEficiência organizacionalpor
dc.subjectBalanced Scorecardpor
dc.subjectSistema de medição de desempenhopor
dc.subjectDesempenho - medidaspor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectBalanced Scorecardeng
dc.subjectPerformance measurement systemeng
dc.subjectMeasurement systemeng
dc.subjectStrategyeng
dc.titleExperiências sobre a implementação de Balanced Scorecard em empresas no Brasil: estudos de caso.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Roberto Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3518820028045730por
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é estudar as experiências de implementação do BSC envolvendo duas empresas de grande porte no Brasil. Após o entendimento da inadequação dos sistemas de medição de desempenho tradicionais, oriundos da Contabilidade Gerencial do início do século XX, frente às novas condições operacionais tanto internas quanto externas da maioria das empresas, novos sistemas de medição de desempenho foram propostos. Dentre eles, aquele que mais se destaca na aplicação nas empresas, ao redor do mundo quanto no Brasil, é o Balanced Scorecard (BSC). O BSC evoluiu de um sistema de medição de desempenho para um sistema de gestão estratégica. Especificamente no caso brasileiro, observa-se que é crescente o número de empresas que estão adotando o método, mas poucos relatos existem sobre a implementação. Para o desenvolvimento desta pesquisa, o procedimento de pesquisa adotado é o estudo de casos que permitiu captar diferentes aspectos da implementação do BSC por meio de entrevistas semi-estruturadas com pessoas envolvidas na implementação. Além disso, a investigação de campo permitiu observar aspectos concretos da implementação. Os resultados apontam que as duas organizações estudadas implementaram um BSC é de 3ª geração, sendo o mesmo utilizado como um sistema de gestão da estratégia. Com a adoção do BSC ocorreu uma consolidação e/ou introdução da cultura de planejamento estratégico nas organizações estudadas. O uso da tecnologia da informação foi muito importante para a implementação do BSC, porém sozinha ela não foi suficiente, sendo necessário entre outros aspectos, um bom plano de comunicação e o apoio da alta administração. Observou-se ainda que a visão do stakeholder ficou limitada na medição de desempenho e que o método não é simples de ser implementado, pois envolve muitas pessoas e a estratégia muitas vezes não é bem compreendida por todos os envolvidos na implementação do BSC.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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