dc.contributor.author | Collarino, Roberto Leonardo Xavier | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:52:03Z | |
dc.date.available | 2014-03-10 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:52:03Z | |
dc.date.issued | 2014-02-18 | |
dc.identifier.citation | COLLARINO, Roberto Leonardo Xavier. O papel dos parques tecnológicos no estímulo e criação de spin-offs acadêmicos. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3747 | |
dc.description.abstract | One witness a world in which a company, to survive in a increasingly competitive market, needs to lauch new products in a dwindling time. To reach this, the company needs to acquire technologies, knowledge, skills and abilities through the innovation in both products and processes. In this context, there are the technology parks, that are physical spaces where it happens technology, innovation and information sharing. A technology park works as a mechanism for business: there are technology-based companies, business incubators, universities, research institutions, higher education institutions and research laboratories. Thus, it creats a propitios environment so that there are relationships between companies and universities, or, in other words, academic knowledge becomes a part of the daily business and it develops itself in innovation that can be marketed. So that the park can achieve it goals and develop and disseminate technological processes it needs to establish strong links with government institutions, compnies that complies with its objective and universities that are able to provide academic knowledge. This study aims to determine whether the presence of a technology park encourages the creation and development of academic spin-offs in São Carlos city (SP). It was a multi case study in São Carlos Science Park and Parque Eco Tecnológico Damha-São Carlos. As the mainly results, it was possible to note that having two technology parks in the city was not enough to stimulate the creation of academic spin-offs, but it is enough to maintain and develop the spin-offs that already been created. Besides, it was possible to note that the entrepreneurs miss the incentive from the university to create academic spin-offs and to create links with incubators and technology parks. | eng |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Parque tecnológico | por |
dc.subject | Spin-offs acadêmicos | por |
dc.subject | Relação universidade-empresa | por |
dc.subject | Technology parks | eng |
dc.subject | Academic spin-offs | eng |
dc.subject | Innovation | eng |
dc.subject | University-company relationship | eng |
dc.title | O papel dos parques tecnológicos no estímulo e criação de spin-offs acadêmicos | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Torkomian, Ana Lúcia Vitale | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782005P6 | por |
dc.description.resumo | Presencia-se um mundo no qual uma empresa, para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, precisa lançar produtos novos em um espaço de tempo cada vez menor. Para que consiga isso, a empresa precisa adquirir tecnologias, conhecimento, habilidades e competências por meio da inovação, tanto em seus produtos quando em seus processos. Neste contexto, aparecem os parques tecnológicos, definidos como espaços físicos aonde acontece o compartilhamento de tecnologia, inovação e informação. Um parque tecnológico funciona como um mecanismo de negócios: nele estão empresas de base tecnológica, incubadoras de empresas, universidades, institutos de pesquisa e de ensino superior e laboratórios de pesquisa. Desta forma, cria-se um ambiente propício para que haja relações entre empresas e universidades, ou seja, o conhecimento acadêmico passa a integrar o cotidiano das empresas e se desenvolve em inovação que pode ser comercializada. Para que o parque tecnológico consiga atingir seus objetivos e desenvolver e difundir os processos tecnológicos, ele precisa estabelecer relações fortes com instituições governamentais, empresas que estejam de acordo com seus objetivos e universidades que forneçam o conhecimento acadêmico. Este trabalho teve como objetivo verificar como a presença de um parque tecnológico estimula a criação e o desenvolvimento de spin-offs acadêmicos na cidade de São Carlos - SP. Foi feito um estudo multicaso no São Carlos Science Park e no Parque Eco Tecnológico Damha-São Carlos, além de seis empresas do tipo spin-off acadêmico localizadas na Fundação ParqTec, que é uma incubadora de empresas, em São Carlos. Como resultados principais, foi possível observar que a presença de Parques Tecnológicos não é suficiente para se estimular a criação de spin-offs acadêmicos, mas é necessária para manter e desenvolver os que existem. Além disso, foi possível notar que os empreendedores sentem falta do incentivo da universidade para criação de spin-offs e para o estabelecimento de relações destas com incubadoras e parques tecnológicos. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5642792186165097 | por |