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dc.contributor.authorMedeiros, Marcella Hellen Rezende de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:52:07Z
dc.date.available2014-09-22
dc.date.available2016-06-02T19:52:07Z
dc.date.issued2014-02-03
dc.identifier.citationMEDEIROS, Marcella Hellen Rezende de. Modelo do projetista e modelo do usuário no design de produtos: um estudo da atividade de lavar roupas. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3769
dc.description.abstractIn the product development process, user-related issues have achieved increasingly more relevance as they are progressively being perceived as strategies for innovation and competitiveness. In defining product specifications, designers strive to meet user needs. However, in real-use situations, a number of variability factors will result in gaps between what was anticipated by designers and actual user activity (DANIELLOU, 2002). This research was deployed during a laundry machine development process. The aim was to understand the existing gap between the designer model and the user model with regard to laundry activity, as well as user strategies to circumvent these gaps. Starting from the assumptions in Situated Ergonomics, we applied the activity analysis method. The results presented multi-determinants of the design process, such as: market needs; user knowledge; deadlines; financial resources; and project team member expertise. These determinants influenced the drafting of usage requirements, which, in real-use situations, reflected some gaps between designer and user models. Field research uncovered user strategies, such as: resorting to other information sources; creating new ways of use in line with user habits or interaction conditioned by their environment; and ignoring product functions they did not understand. This study's contributions relate to the importance of activity analysis in the design process and the role of the ergonomist in product design.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento de produtospor
dc.subjectErgonomiapor
dc.subjectAnálise de atividadepor
dc.subjectMáquinas de lavar roupaspor
dc.subjectProdut designeng
dc.subjectUsereng
dc.subjectErgonomicseng
dc.subjectActivity analysiseng
dc.titleModelo do projetista e modelo do usuário no design de produtos: um estudo da atividade de lavar roupaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Menegon, Nilton Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5461487552981919por
dc.description.resumoNo desenvolvimento de produtos, as questões relacionadas ao usuário tem tornado-se cada vez mais relevantes, pois são percebidas como estratégias de inovação e competitividade. Neste processo busca-se concretizar as necessidades dos usuários por meio das especificações elaboradas pelos projetistas. No entanto, a situação real apresenta diversos fatores de variabilidade que irão conduzir aos distanciamentos entre o que foi previsto pelos projetistas e a atividade desempenhada pelos usuários (DANIELLOU, 2002). Esta pesquisa ocorreu inserida no processo de desenvolvimento de uma lavadora de roupas. O objetivo do estudo foi compreender os distanciamentos existentes entre o modelo do projetista e o modelo do usuário em relação à atividade de lavar roupas. Bem como, conhecer as estratégias dos usuários para contornar estes distanciamentos. Partindo dos pressupostos da Ergonomia Situada, aplicou-se o método de análise da atividade. Os resultados apresentaram as multideterminações do processo de projeto, como: as necessidades do mercado; os conhecimentos sobre usuários; prazos; recursos financeiros; e, experiência dos membros da equipe de projeto. Tais determinantes influenciaram a elaboração das prescrições de uso, que em situação real, evidenciaram alguns distanciamentos entre o modelo do projetista e do usuário. Achados em campo demonstraram as estratégias dos usuários, que são: recorrer à outras fontes de informação; criar novas formas de uso de acordo com seus hábitos ou condições do ambiente de interação; e, não utilizar funções do produto que não compreendem. As contribuições deste estudo versam sobre a importância da análise da atividade para os processos de concepção e o papel do ergonomista no Design de produtos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7296068570556260por


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