Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorComin, Tatiane Tagino
dc.date.accessioned2016-06-02T19:56:46Z
dc.date.available2012-04-24
dc.date.available2016-06-02T19:56:46Z
dc.date.issued2012-02-29
dc.identifier.citationCOMIN, Tatiane Tagino. Monitoramento ambiental em uma escola da cidade de São Carlos SP : ênfase em qualidade do ar interior. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4088
dc.description.abstractOver the last decades, a great deal of research has been conducted to find out more about indoor air quality (IAQ) problems and likewise there are some studies designed to measure environmental conditions linking health problems and students and teachers performance to poor indoor air quality in classroom settings. Given the overwhelming magnitude of this issue, the purpose of this work was to carry out an environmental monitoring study with a focus on indoor air quality in a public school, Dr. Álvaro Guião, located in the downtown area of São Carlos with high traffic volumes. The following parameters were measured in order to calculate their values: total particulate matter (TPM) and inhalable particles (PM2,5 and PM10), air temperature, relative humidity, carbon dioxide (CO2), noise. In addition, the chemical characterization of the particulate matter collected by X-Ray Fluorescence (XRF) technique was accomplished. With respect to the mean concentrations of CO2, PM2,5 and PM10, the results showed that the applicable regulatory requirements have been met in accordance with the National Regulatory Agency for Sanitary Vigilance (ANVISA) and World Health Organization (WHO) guidelines, respectively, while two different measurements of TPM mean concentrations were significantly higher than the levels recommended by the Brazilian Association of Refrigeration, Air Conditioning, Ventilation, and Heat (ABRAVA). PM analysis using XRF method was utilized to identify the following elements: Ca, Cu, Fe, K, S, Si, and Ti, from external sources such as vehicle emissions, re-suspension of soil and sugarcane burning, and internal sources as the traditional chalk (which contains calcium compounds) used by the teachers. Both temperature and humidity readings have exceeded several times the levels required by ANVISA, however, a thermal discomfort was observed only in three different days, whereas the noise levels measured during the sample period extrapolated the satisfactory levels recommended by the Brazilian Technical Standards Association (ABNT). All monitored parameters both inside and outside the classrooms exhibited higher indoor levels with I/O ratio (ratio of mean concentrations indoors and outdoors) a few times greater than 1 and measured values between the cross-correlation coefficients showed that most of the parameters were negatively correlated with rainfall, showing that there is a close relationship between high pollution levels and lower rainfall.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenharia químicapor
dc.subjectMonitoramento ambientalpor
dc.subjectAr - qualidadepor
dc.subjectSalas de aulapor
dc.subjectEnvironmental monitoringeng
dc.subjectAir qualityeng
dc.subjectClassroomseng
dc.titleMonitoramento ambiental em uma escola da cidade de São Carlos - SP: ênfase em qualidade do ar interiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Aguiar, Mônica Lopes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431688649128529por
dc.description.resumoAs pesquisas sobre a qualidade do ar interno (QAI) tornaram-se frequentes na última década e alguns estudos em ambiente escolar relacionam o surgimento de problemas de saúde e a redução da produtividade de alunos e professores à má qualidade do ar interior de salas de aula. Reconhecida a relevância deste tema, este trabalho objetivou realizar o monitoramento ambiental, focado na qualidade do ar, na Escola Estadual Dr. Álvaro Guião, situada na área central da cidade de São Carlos onde há intenso tráfego urbano e veicular. Foram analisados os níveis dos seguintes parâmetros: material particulado total (MPT) e suas frações respiráveis (MP2,5 e MP10), temperatura, umidade relativa do ar, dióxido de carbono (CO2) e ruídos, e também procedeu-se a caracterização química do material particulado coletado através da técnica de Fluorescência de Raios-X (FRX). Os resultados mostraram que as concentrações médias de CO2, bem como as de MP2,5 e MP10, estavam de acordo com os limites estabelecidos nas normas técnicas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da OMS (Organização Mundial da Saúde), respectivamente, enquanto as concentrações médias de MPT extrapolaram em duas datas o valor máximo previsto pela ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento). A análise por FRX do MP identificou os seguintes elementos: Ca, Cu, Fe, K, S, Si e Ti, provenientes de fontes externas como emissão veicular, ressuspensão de solo e queima de cana-de-açúcar e de fontes internas como o giz (que contém compostos de cálcio) utilizado pelos professores. Os níveis de temperatura e umidade superaram por diversas vezes os valores preconizados pela ANVISA, entretanto apenas em três datas foi constatado desconforto térmico, enquanto os níveis de ruído extrapolaram em todo período amostrado a faixa considerada adequada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Todos os parâmetros monitorados dentro e fora das salas de aula apresentaram níveis mais elevados no ambiente interno, com índice I/E (razão entre concentrações médias internas e externas) algumas vezes superiores a 1 e o cálculo dos coeficientes de correlação cruzada entre os parâmetros apontou que a maioria deles se associou negativamente com a precipitação pluviométrica, comprovando que altos níveis de poluentes são concomitantes a baixos índices de chuvas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Química - PPGEQpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5145319887087125por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem