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dc.contributor.authorMontmorency, Christiana Maria Lemos Barbato
dc.date.accessioned2016-06-02T20:00:42Z
dc.date.available2012-04-20
dc.date.available2016-06-02T20:00:42Z
dc.date.issued2008-12-11
dc.identifier.citationMONTMORENCY, Christiana Maria Lemos Barbato. Análise da percepção de segurança de trânsito em áreas escolares, com a utilização de ferramenta multicritério. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4322
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenharia urbanapor
dc.subjectSegurança de trânsitopor
dc.subjectAnálise multicriterial (processo decisório)por
dc.subjectAHPpor
dc.titleAnálise da percepção de segurança de trânsito em áreas escolares, com a utilização de ferramenta multicritériopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Raia Junior, Archimedes Azevedo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413793013018019por
dc.description.resumoSegundo a Organizacao Mundial da Saude, a cada hora, quarenta jovens morrem no mundo em decorrencia de colisoes no transito, sendo que, para a faixa etaria entre 10 e 14 anos os acidentes de trafego representam a segunda causa de mortes. Em vista de dados alarmantes como este e legitimo, e plenamente justificado, o investimento em pesquisas sobre gestao de transito com foco para a preservacao da integridade fisica de criancas e jovens. Em contexto urbano, o entorno escolar representa uma zona onde ha elevada concentracao de criancas em funcao das atividades diarias de um centro de ensino. Esta dissertacao buscou identificar a percepcao de grupos formados por alunos, funcionarios, pais de alunos, transportadores escolares e tecnicos em engenharia de trafego, em relacao a seguranca de transito. A pesquisa incidiu sobre a coleta de opinioes, e sua sistematizacao, de forma a contribuir para a tomada de melhores decisoes, tecnicas ou politicas, na solucao de problemas e conflitos entre pedestres, em particular criancas, e o trafego. As opinioes dos entrevistados foram convertidas em parametros objetivos por meio da aplicacao de uma tecnica associada a Analise Multicriterial, denominada Processo de Analise Hierarquica (AHP, abreviatura do nome original em ingles Analitic Hierarchy Process). A metodologia AHP foi utilizada para quantificar a posicao dos entrevistados em relacao as caracteristicas e a possiveis acoes para melhoria nas condicoes de seguranca no transito na zona do entorno de escolas. Os resultados obtidos, apos a aplicacao da metodologia, mostram que, mesmo se tratando de grupos tao heterogeneos entre si, existe uma clara preferencia pelas acoes relacionadas a educacao para o transito. Os cinco grupos entrevistados demonstram valorizar este criterio como sendo o mais importante para aumentar a seguranca de transito no entorno de escolas. Porem, nao ha unanimidade em relacao ao segundo colocado. Pais e professores mostraram entender que, apos a educacao no transito, o criterio mais importante para a seguranca na area escolar e a fiscalizacao de transito, deixando para a ultima posicao em sua preferencia, as intervencoes de engenharia. Ja para os motoristas profissionais, especialistas em engenharia de trafego e alunos, apos a educacao no transito, estao as acoes de engenharia de trafego, seguidas pelas acoes de esforco legal.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor


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