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dc.contributor.authorMoura, Alexandre Vieira
dc.date.accessioned2016-06-02T20:00:52Z
dc.date.available2005-03-18
dc.date.available2016-06-02T20:00:52Z
dc.date.issued2004-12-17
dc.identifier.citationMOURA, Alexandre Vieira. Análise comparativa dos resultados de diferentes métodos de cálculo da tarifa do transporte público urbano por ônibus: um estudo de caso para a cidade de Gioânia.. 2004. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4360
dc.description.abstractThe demand for transit in the Brazilian s cities has declined considerably in the last years, not only due to the low level of service but also due to high fares, that makes the ability of the low income users to afford their trips very difficult. The high fares can be attributed to the rise of some items (fuel, tributes, administrative expenses) and the lack of structure (human, material, tolls) to manage the fares. The methodology currently used to estimate the fare values in the most Brazilian cities is obsolete, demanding new calculation methods, that incorporates the new operation techniques and news legislations, which have impact on the final price of bus-ticket. Considering this new management scenario, this dissertation intends to compare the performance of 4 different methodologies to calculate transit fares (GEIPOT, GOIÂNIA, AGR e DETESC) and to confront the results with the actual values adopted by the city transit managers. This study of case it will have as base the used values of fuel, lubricant, wages and etc for the calculation of the tariff of Goiânia.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransporte aspectos econômicospor
dc.subjectTarifaspor
dc.titleAnálise comparativa dos resultados de diferentes métodos de cálculo da tarifa do transporte público urbano por ônibus: um estudo de caso para a cidade de Gioânia.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Raia Junior, Archimedes Azevedo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413793013018019por
dc.description.resumoA demanda do sistema de transporte coletivo nas cidades brasileiras vem apresentando uma queda acentuada nos últimos anos, tanto pela baixa qualidade do serviço, quanto pelo alto valor das tarifas, que dificulta os usuários de menor renda em financiar seus próprios deslocamentos. O alto custo das tarifas pode ser atribuído, inicialmente à elevação dos preços de alguns itens (combustível, tributos, despesas administrativas) e, subjacentemente, à falta de estrutura (humana, material, ferramentas) na administração tarifária. Os métodos de cálculo tarifário utilizados na maioria das cidades já estão obsoletos, exigindo uma nova ferramenta para cálculo, que leva em conta as mais recentes modificações técnicas de operação, bem como permita considerar as alterações nas legislações tributária e trabalhista que vêm impactando de alguma forma o valor final da tarifa. Considerando este panorama gerencial, esta dissertação tem como objetivo desenvolver uma análise comparativa do desempenho de 4 metodologias de cálculo tarifário (GEIPOT, GOIÂNIA, AGR e DETESC) e confrontar seus resultados com os valores adotados (reais) pelo órgão gestor. Este estudo de caso terá como base os valores de combustível, lubrificantes, salários e etc usados para o cálculo da tarifa de Goiânia.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONALpor


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