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dc.contributor.authorIyomasa, Franciele Borges Mizusaki
dc.date.accessioned2016-06-02T20:00:55Z
dc.date.available2014-02-27
dc.date.available2016-06-02T20:00:55Z
dc.date.issued2013-11-20
dc.identifier.citationIYOMASA, Franciele Borges Mizusaki. Utilização de agregados reciclados de resíduos da construção civil em camadas de pavimentos de tráfego leve: estudo de caso no município de Americana. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4372
dc.description.abstractConstruction activities have, as a consequence, the production of by product. It represents several problems in the management of cities both by the large volume produced, as by its improper disposal. Nowadays, this construction and demolition waste has aroused interest as a source of recycled material for the own construction, such as inputs of urban pavements, which provides environmental and economic advantages for the cities. This dissertation analyses the economic and technical viability of the use of recycled aggregates from construction waste mixed in layers of base and sub-base light traffic pavements that were generated in the region of Americana in the state of São Paulo. The research involves laboratory tests, typical pavement dimensioning taking into account the use of conventional and recycled materials and the presentation of estimated values for the execution of structures that were obtained from the use of those materials. The physical and mechanical properties of the recycled aggregates were determined by means of laboratory tests: characterization of the constituents of recycled aggregates, percentage of unwanted materials, particle size analysis, shape index, compaction, California Bearing Ratio and resilient modulus. Based on the outcomes of the studied CBR materials and the pattern of conventional simple graded crushed rock, it was designed pavement structures to assess the technical and economic viability. The outcomes show that when the recycled materials are submitted to an appropriated compression, they act just like a simple graded crushed rock. It was found similarity in the sized structures with two kinds of aggregates. The final cost of the implementation in one of the proposed pavements was 47% less than with the use of recycled, despite the structure designed with this material have showed larger thicknesses.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPavimentospor
dc.subjectAgregadospor
dc.subjectMaterial recicladopor
dc.subjectPavimentaçãopor
dc.titleUtilização de agregados reciclados de resíduos da construção civil em camadas de pavimentos de tráfego leve: estudo de caso no município de Americanapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marcos Antonio Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783415Y2por
dc.description.resumoAs atividades rotineiras da construção civil têm a produção de resíduos como conseqüência, os quais representam problemas no gerenciamento das cidades, tanto pelo enorme volume produzido, quanto pelo descarte inadequado. Atualmente, estes resíduos sólidos da construção civil têm despertado interesse como fonte de material reciclado para a própria construção civil, principalmente como insumos de pavimentos urbanos, apresentando vantagens ambientais e econômicas para os municípios. Esta dissertação analisa a viabilidade econômica e técnica do emprego de agregados reciclados de resíduos da construção civil, mistos em camadas de base e sub-base de pavimentos de tráfego leve, gerados na região de Americana no estado de São Paulo. A pesquisa consiste em ensaios laboratoriais, dimensionamento de pavimento típico considerando o uso de materiais convencionais e reciclados e apresentação de valores estimados para execução das estruturas obtidas empregando nas camadas os materiais propostos. Propriedades físicas e mecânicas dos agregados reciclados foram determinadas em laboratório por meio dos ensaios: caracterização dos constituintes dos reciclados, porcentagem de materiais indesejáveis, análise granulométrica, índice de forma, compactação, índice de suporte Califórnia e módulo de resiliência. Baseados nos resultados de Índice Suporte Califórnia dos materiais estudados e do padrão de brita graduada simples convencional foram dimensionadas estruturas de pavimentos para avaliar a viabilidade técnica e econômica. Os resultados mostraram que, quando o material reciclado é submetido a uma compactação adequada, os mesmos comportam-se tal qual uma brita graduada simples. Encontrou-se similaridade nas estruturas dimensionadas com os dois tipos de agregados. O custo final da execução de um dos pavimentos propostos apresentouse 47% inferior com a utilização do reciclado, apesar da estrutura dimensionada com este material ter apresentado espessuras superiores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8155410013838975por


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