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dc.contributor.authorGois, Renata Cláudia
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:57Z
dc.date.available2015-01-27
dc.date.available2016-06-02T20:02:57Z
dc.date.issued2014-10-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4472
dc.description.abstractThe dissertation presents a proposal for teaching the content of fractions to a 7th grade classroom of basic education, based on a concrete didactical material, Fraction Case , and the Bar Model inspired in Singapore Mathematics, focused on the conceptual understanding along with basic operation skills. The motivation to this work was the recognition of great difficulty in learning with understanding of rational numbers, shown by the students of basic education across the grades. The learning of rational numbers is of fundamental importance to the accomplishment of the mathematics curriculum of basic education. We adopted the Fraction Case and the Bar Model because they actually offer the possibility of visualizing concrete representation of ideas that underline the subject of fractions. The proposed activities were inspired by the didactical ideas and activities in Baldin & Malagutti (2006), and they aim at the understanding of the concept of equivalent fractions together with the basic operations of addition, subtraction, multiplication and division of fractions, starting from the perspective of the part-whole relationship. We bring out the outcome resulted from the application of activities in three classrooms of 7th grade students of a private school of city of Bauru.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFraçõespor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectMaterial concretopor
dc.subjectModelo de barraspor
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectFractionseng
dc.subjectConcrete didactical materialeng
dc.subjectBar modeleng
dc.titleO efeito do material concreto e do modelo de barras no processo de aprendizagem significativa do conteúdo curricular de frações pelos alunos de 7º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Baldin, Yuriko Yamamoto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8785562528979416por
dc.description.resumoApresentamos neste trabalho uma proposta de ensino do conteúdo de frações para uma turma de 7º ano, baseada na utilização de um material concreto intitulado Estojo das frações e do Modelo de Barras da Matemática de Singapura, e centrada na consolidação dos conceitos e das operações básicas. A realização deste trabalho foi motivada por uma constatação da enorme dificuldade de aprendizagem e compreensão dos números racionais apresentada por alunos de diversas séries do ensino fundamental. A aprendizagem dos números racionais é de fundamental importância para o desenvolvimento do conteúdo curricular da matemática do ensino fundamental. O Estojo de frações e o Modelo de Barras foram utilizados, pois oferecem a possibilidade de visualizar concretamente os conceitos relacionados ao tema de frações. As atividades propostas foram baseadas nas ideias didáticas e atividades do material de Baldin e Malagutti (2006), e buscam a compreensão do significado de frações equivalentes e das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de frações a partir do significado parte-todo. Trazemos também os resultados obtidos a partir da aplicação dessa proposta com três turmas de 7º ano de uma escola particular de Bauru.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9457234104730410por


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