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dc.contributor.authorMantovani, Harley Juliano
dc.date.accessioned2016-06-02T20:13:05Z
dc.date.available2007-07-11
dc.date.available2016-06-02T20:13:05Z
dc.date.issued2006-10-09
dc.identifier.citationMANTOVANI, Harley Juliano. The phenomenological archeology of Merleau-Ponty.. 2006. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4822
dc.description.abstractThis dissertation is based the relationship between Phenomenology and Metaphysics, one of the pillars of contemporary French Philosophy. If, in that context, there seems to be a consensus according to which the metaphysical is originary, we, on the other hand, aim at investigating its place and its origins. This work focuses on one of the aspects over which that relationship has developed, and which, at the same time, characterize one novelty of contemporary Philosophy, namely, the concern with language and with writing. When the phenomenological discourse unveiled what it first denied, the Being, when it neutralized itself in this incapability of expression, it brought the metaphysical, which thereafter needed to be seen as originary. What characterizes the metaphysical in discourse is, thus, a rational cohesion without a concept, that is, the absence of abstract and objective categories and of pure meanings given a priori, for a thought which could possibly be prior to language. With this rearrangement of the metaphysical concerning language, and taking it as a Philosophical theme, we return to the origins and to the inauguration of Philosophy. Finally, we analyze this surpassing of Phenomenology through the return to language phenomenon, which meant having another encounter with Philosophy after Phenomenology. This re-visitation meant the narrative of a new beginning. As we proceeded in this process, the importance of language for the whole ontological project of Merleau-Ponty became more and more clear, especially concerning the initial moments of a Phenomenology of perception, when it was not in the center of our analysis, and when it was not discussed. This silence was revealing to us.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilosofia francesapor
dc.subjectMerleau-Ponty, Maurice, 1908-1961por
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectOntologiapor
dc.subjectMerleau-Pontyeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectExpressioneng
dc.subjectOntologyeng
dc.subjectHusserleng
dc.titleArqueologia fenomenológica de Merleau-Pontypor
dc.title.alternativeThe phenomenological archeology of Merleau-Pontyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferraz Júnior, Bento Prado de Almeida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783166Y1por
dc.description.resumoEssa dissertação ganha vida na relação entre fenomenologia e metafísica, que é um dos pilares da filosofia francesa contemporânea. Se, neste contexto, parece haver o acordo de que o metafísico é o originário, procuramos investigar o seu lugar e a sua proveniência. Essa dissertação toma um dos aspectos sobre os quais se desenvolveu aquela relação, e que caracteriza, ao mesmo tempo, uma novidade da filosofia contemporânea, a saber, a preocupação com a linguagem e com a escritura. Quando o discurso fenomenológico desvelou o que o negava, o Ser, quando ele neutralizou-se nessa incapacidade de expressão, ele trouxe o metafísico para o discurso, que precisava ser, doravante, sempre originário. O que caracteriza o metafísico no discurso é, pois, uma coesão racional e sem conceito, isto é, a ausência das categorias abstratas e objetivas e das significações puras dadas a priori por um pensamento anterior à linguagem. Com esse remanejamento do metafísico para a linguagem, tomando-a como tema filosófico, voltamos às origens e à inauguração da filosofia. Restavanos analisar esse ultrapassamento da fenomenologia através do retorno ao fenômeno da linguagem, o que significou reencontrarmos a filosofia depois da fenomenologia. Reencontro que foi a narrativa de um começo. Ao longo desse caminho de volta foi se nos desvelando a importância da linguagem para o projeto ontológico de Merleau-Ponty, sobretudo, nos momentos iniciais de uma Fenomenologia da Percepção em que ela não estava no centro das análises, em que não se falou dela. Esse silêncio foi-nos revelador.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2255412497679553por


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