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dc.contributor.authorZunino, Tatiane Boechat Abraham
dc.date.accessioned2016-06-02T20:13:16Z
dc.date.available2015-03-12
dc.date.available2016-06-02T20:13:16Z
dc.date.issued2014-07-18
dc.identifier.citationZUNINO, Tatiane Boechat Abraham. The previous field to the definition of words: criticism of proposition as place of sense through Wittgenstein s philosophical investigations. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4887
dc.description.abstractThis thesis seeks to examine the hypothesis that the meaning has not in its foundation the proposition and the words. That language does not inaugurate the truth in an enunciative joint, but in a practical and comprehensive operation. Thus, through Wittgenstein's Philosophical Investigations, we seeks to explain to what extent can we speak of an ambit of birthing of sense through the analysis of learning by the ostensive teaching of words, i.e., by means of some necessary conditions for the concept acquisition. To do so, we will expose some fundamental aspects of expression learning, both through teaching and verbal learning, namely, the notion of training (Abrichten) and all possible rationality which surrounds it, as well as the ostensive definition of words, trying to defend the position that training is the condition of possibility for the ostensive definition. Thus, it would be the first way of understanding, the birth of sense. After walking this path, it is possible to speak of two levels of access to sense. We try, therefore, to present a sense opening dimension through the linguistic practice in which an expression operates, so that the importance of the ostensive teaching of words is affirmed as the opening of a previous operative field that can enable the denomination. Such field implies that the expressions emerge with its meaning in the everyday praxis previously given, to then become an empirical language and bind to the facts of the world, so that the understanding of an expression assumes, in an essential way, the previous field of language and sense.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectTreinamentopor
dc.subjectCompreensãopor
dc.subjectSentido (Filosofia)por
dc.subjectSignificação (Filosofia)por
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectUnderstandingeng
dc.subjectSenseeng
dc.subjectSignificationeng
dc.titleO domínio prévio à definição das palavras: crítica à proposição como lugar do sentido a partir das Investigações Filosóficas de Wittgensteinpor
dc.title.alternativeThe previous field to the definition of words: criticism of proposition as place of sense through Wittgenstein s philosophical investigationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferraz Neto, Bento Prado de Almeida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0084436724293824por
dc.description.resumoEsta tese procura analisar a hipótese de que a significação não tem como fundamento a proposição e as palavras. De que a linguagem não inaugura a verdade numa articulação enunciativa, mas numa operação práticocompreensiva. Assim sendo, a partir das Investigações Filosóficas de Wittgenstein, procura-se explicitar em que medida se pode falar num âmbito de nascimento do sentido através da análise da aprendizagem pelo ensino ostensivo das palavras, isto é, através de algumas condições necessárias de aquisição do conceito. Para tanto, expor-se-ão alguns aspectos fundamentais da aprendizagem das expressões, quer pelo ensino quer pela aprendizagem verbal, a saber, a noção de treinamento (Abrichten) e toda possível racionalidade que a cerca, bem como, da definição ostensiva das palavras, procurando defender a posição de que o treinamento é condição de possibilidade da definição ostensiva. Assim, ela seria o modo primeiro da compreensão, o nascimento para o sentido ou nível primário de acesso ao sentido. Após este percurso, já se pode falar em dois níveis de acesso ao sentido. Tenta-se, portanto, apresentar uma dimensão de abertura do sentido através da prática lingüística em que uma expressão opera, de modo que a importância do ensino ostensivo das palavras seja afirmada como abertura de um domínio operatório prévio capaz de possibilitar a denominação. Tal domínio tem como conseqüência que as expressões apareçam com sentido na praxis comum previamente dada para, posteriormente, se tornarem uma linguagem empírica e se ligarem aos fatos do mundo, de modo que o entendimento de uma expressão supõe, de maneira essencial, o domínio prévio da linguagem e do sentido.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9466880793137887por


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