Show simple item record

dc.contributor.authorViel, Caio César
dc.date.accessioned2016-06-02T19:06:06Z
dc.date.available2013-09-09
dc.date.available2016-06-02T19:06:06Z
dc.date.issued2013-05-08
dc.identifier.citationVIEL, Caio César. Objetos de aprendizagem multimídia provenientes da captura ubíqua de apresentações multimodais: produção, interação e análise. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/535
dc.description.abstractThe evolution of ubiquitous computing, techniques for handling continuous media and composition, representation and presentation of multimedia objects, among other areas of information technology and communication, enable the exploration and study of interesting results that can be achieved with the incorporation of these technologies in different areas of knowledge and application. The areas of Electronic Learning (EE) and Massive Online Open Courses (MOOC) were chosen to perform this kind of study and exploration. Besides providing a rich environment for research in education, the work required applied research in ubiquitous computing, human-computer interaction and multimedia systems. The work also included the development and improvement of prototypes, particularly presentation machines and capture & access systems for human activities. As a byproduct, it presents an intrumentalized classroom which can perform the ubiquitous capture of multimodal educational presentation for further generation of an equivalent multimedia learning object. These learning objects can be accessed via Learning Management System (LMS) on the Web in an asynchronous way or in synchronous sessions with professors/tutors/students. The multimedia learning objects may be used in MOOCs and as support for classroom learning. Moreover, the log of users interactions with the objects can provide clues for improvement in the educational presentation.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMultimídia interativapor
dc.subjectComputação ubíquapor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjecte-Learningpor
dc.subjectEaDpor
dc.subjectMOOCpor
dc.subjectEducação eletrônicapor
dc.subjectCaptura e acessopor
dc.subjectAnálise da interaçãopor
dc.subjectMáquina de apresentaçãopor
dc.subjectSincronização de mídiapor
dc.subjectLinguagens declarativaspor
dc.subjectUbiquitous computingeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectCapture & Accesseng
dc.subjectInteraction analyticseng
dc.subjectPresentation machineeng
dc.subjectMedia synchronizationeng
dc.subjectDeclarative languageseng
dc.titleObjetos de aprendizagem multimídia provenientes da captura ubíqua de apresentações multimodais: produção, interação e análisepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Teixeira, Cesar Augusto Camillo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123376648713853por
dc.description.resumoA evolução da computação ubíqua, das técnicas de manipulação de mídia contínua e da composição, representação e apresentação de objetos multimídia, entre outras áreas das tecnologias da informação e comunicação, viabilizam a exploração e o estudo de resultados interessantes que podem ser alcançados com a incorporação dessas tecnologias em diferentes áreas de conhecimento e de aplicação. Escolheu-se as áreas de Electronic Learning (EE) e Massive Online Open Courses (MOOC) para se realizar esse tipo de estudo e exploração. Além de propiciar um rico ambiente para pesquisas em educação, o trabalho requereu a elaboração de pesquisa aplicada em computação ubíqua, interação humano-computador e sistemas multimídia. O trabalho também envolveu o desenvolvimento e aperfeiçoamento de protótipos, particularmente de máquinas de apresentação e sistemas para captura & acesso de atividades humanas. Como subproduto, é apresentada uma sala de aula instrumentada capaz de realizar a captura ubíqua de apresentações educacionais multimodais para posteriormente transformá-las em objetos de aprendizagem multimídia. Esses objetos de aprendizagem podem ser acessados pela Web, via Learning Management System (LMS), tanto de forma assíncrona como em sessões síncronas entre professores/tutores/alunos. Os objetos de aprendizagem multimídia podem ser utilizados em qualquer contexto educacional (como MOOCs e no apóio ao ensino presencial). Além disso, pode-se utilizar o log das interações dos usuários com os objetos para encontrar possíveis alvos de melhoria nas apresentações educacionais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5975453085581481por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record