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dc.contributor.authorSchmidt, Laila Rotter
dc.date.accessioned2016-06-02T20:23:12Z
dc.date.available2012-05-25
dc.date.available2016-06-02T20:23:12Z
dc.date.issued2012-04-02
dc.identifier.citationSCHMIDT, Laila Rotter. Do palco ao écran: Eles não usam black-tie. 2012. 308 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5596
dc.description.abstractThis research aims to comprehend the creative process of the movie "Eles não usam black-tie" (They don't wear black-tie) (1981), directed by Leon Hirszman, based on the homonymic play written by Gianfrancesco Guarnieri, using theoretical references provided by the line research "Procedural Critics" (as proposed by Cecilia Salles) and the documents related to the creation of the film, such as Arguments, scripts, Storyboard, among others. Considering the passage from the play text to the film as a process of "intersemiotic translation" (following Roman Jakobson), or "transcreation" (as established by Haroldo de Campos), we propose an approximation to Hirszman's creative thought, artist witch, as Guarnieri, has marked the Brazilian political and cultural scenario for the past decades.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectHirszman, Leon, 1937-1987por
dc.subjectTranscriação audiovisualpor
dc.subjectProcessos criativospor
dc.subjectBrazilian cinemaeng
dc.subjectTranscreationeng
dc.subjectCreative procedural criticseng
dc.titleDo palco ao écran: eles não usam black-tiepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Monzani, Josette Maria Alves de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0505156751073470por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo conhecer o processo de criação do filme Eles não usam blacktie (1981), de Leon Hirszman, baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, utilizando o referencial teórico fornecido pela Crítica de Processo (conforme Cecilia Salles) e os documentos referentes à realização da obra, tais como Argumentos, roteiros, Storyboard, entre outros. Tomando a passagem do texto teatral para a obra audiovisual como um processo de transposição intersemiótica (seguindo Roman Jakobson), ou ainda de transcriação (no sentido desenvolvido por Haroldo de Campos), propomos uma aproximação ao pensamento criador de Hirszman, artista que, assim como Guarnieri, marcou o cenário político-cultural brasileiro das últimas décadas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4206419885968877por


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