dc.contributor.author | Reis, Hugo Leonardo Castilhos dos | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:23:16Z | |
dc.date.available | 2014-11-14 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:23:16Z | |
dc.date.issued | 2014-04-29 | |
dc.identifier.citation | REIS, Hugo Leonardo Castilhos dos. Sobre a luz e o silêncio : o plano de longa duração e a dinâmica do som no cinema de Carlos Reygadas. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5622 | |
dc.description.abstract | This work aims to discuss the cinema of Carlos Reygadas, with the focuses on the importance of sound and its dynamics within the long duration take, a procedure that strongly characterizes the style of this director. Initially, excerpts from films Japón (2002), Battle in Heaven (2005) and Silent Light (2007) were analyzed to highlight the formation of a stylistic corpus and a predominantly contemplative and sensory conception of cinema. Then we elected Silent Light as a conductive thread of a broader analysis in relation to the main crop. Therefore, we had as main references studies by David Bordwell (2008) on traditional directors of the plan-sequence, as well as the categories and theoretical assumptions of Michel Chion (1994, 2009) on the uses of sound in cinema. | eng |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Minas Gerais | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Som | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Reygadas Castillo, Carlos, 1971- | por |
dc.subject | Plano de longa duração | por |
dc.subject | Análise fílmica | por |
dc.subject | Estilo | por |
dc.subject | Sound in cinema | eng |
dc.subject | Long duration take | eng |
dc.subject | Film analysis | eng |
dc.subject | Style | eng |
dc.title | Sobre a luz e o silêncio : o plano de longa duração e a dinâmica do som no cinema de Carlos Reygadas | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Suzana Reck | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8566012598222563 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem por objetivo discutir o cinema de Carlos Reygadas, sob um recorte que se concentra especificamente na importância do som e de sua dinâmica no interior dos planos de longa duração, procedimento que caracteriza fortemente o estilo deste diretor. Inicialmente, trecho dos filmes Japón (2002), Batalha no Céu (2005) e Luz Silenciosa (2007) foram analisados para salientar a conformação de um corpus estilístico e de uma concepção de cinema de caráter predominantemente contemplativo e sensorial. Em seguida, elegemos Luz Silenciosa como o fio condutor de uma análise mais abrangente em relação ao principal recorte. Para tanto, tivemos como principais referências os estudos de David Bordwell (2008) sobre tradicionais diretores do plano-sequência, bem como as categorias e pressupostos teóricos de Michel Chion (1994; 2009) sobre usos do som no cinema. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1644543442424911 | por |