Show simple item record

dc.contributor.authorVarella, Simone Garavello
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:22Z
dc.date.available2014-10-03
dc.date.available2016-06-02T20:25:22Z
dc.date.issued2014-03-20
dc.identifier.citationVARELLA, Simone Garavello. Os discursos incentivadores da leitura: uma análise de campanhas contemporâneas em prol dessa prática. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5791
dc.description.abstractOur research aims to undertake the survey of some representations of contemporary reading practices by analyzing videos to encourage reading posted on the YouTube website. For this analysis we conducted a survey of videos that, by their similarities and differences, allowed us to organize them into two categories (Campaigns and Protocampaigns), whose subdivision was based on our observation of aspects such as the motivation of its production, the strategies of their generic composition (gender campaign), the degree of specialization of its production, and the means of media movement for which these campaigns were originally made. These categories were also divided into two thematic areas, in our view, illustrating how reading is preponderantly represented in these media productions. They are: Who reads, progresses and Who reads, travels . By relying on principles of French Discourse Analysis of and Cultural History of Reading, we will develop our analysis in order to describe any discursive representations that make reading these videos aimed to promote it, as well as describe the representations of reader the producers of these videos make the audience they are targeting. Therefore, in our research we seek to analyze some evidence entered in the production of these videos, projections of reading practices, to reflect on a given imaginary we share today about what reading is, how it should be exercised, than being a good reader, and how to promote it.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectDiscursos sobre a leiturapor
dc.subjectIncentivo à leiturapor
dc.subjectVídeo digitalpor
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)por
dc.subjectDiscourses on readingeng
dc.subjectIncentive campaignseng
dc.subjectYouTube videoseng
dc.titleOs discursos incentivadores da leitura: uma análise de campanhas contemporâneas em prol dessa práticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luzmara Curcino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4849994635754652por
dc.description.resumoNossa pesquisa objetiva empreender o levantamento de algumas representações de práticas de leitura contemporâneas por meio da análise de vídeos de incentivo à leitura postados no site do YouTube. Para tal análise fizemos um levantamento dos vídeos que, por suas semelhanças e diferenças, permitiu-nos organizá-los em duas categorias (a das Campanhas e a das Protocampanhas), cuja subdivisão pautou-se em nossa observação de aspectos tais como a motivação de sua produção; as estratégias de sua composição genérica (gênero campanha); o grau de especialização de sua elaboração; e os meios midiáticos de circulação para os quais essas campanhas originalmente foram feitas. Tais categorias também foram divididas em dois eixos temáticos que, a nosso ver, ilustram o modo como a leitura é preponderantemente representada nessas produções audiovisuais. São eles: Quem lê, progride e Quem lê, viaja . Apoiando-nos em princípios da Análise do Discurso de linha francesa e da História Cultural da Leitura, desenvolveremos nossa análise de modo a descrever eventuais representações discursivas que se fazem da leitura nestes vídeos que visam promovê-la, assim como descrever as representações de leitor que os produtores desses vídeos fazem do público a que se dirigem. Portanto, buscamos em nossa pesquisa analisar alguns indícios, inscritos na produção desses vídeos, de projeções de práticas de leitura, de modo a refletir sobre um dado imaginário que partilhamos hoje em dia acerca do que é a leitura, de como ela deve ser exercida, do que é ser um bom leitor, e de como proceder para promovê-la.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2960953221144305por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record