Show simple item record

dc.contributor.authorMarchioni, Aparecida Patrícia Roberto
dc.date.accessioned2016-06-02T20:29:21Z
dc.date.available2013-05-02
dc.date.available2016-06-02T20:29:21Z
dc.date.issued2013-03-27
dc.identifier.citationMARCHIONI, Aparecida Patrícia Roberto. Uma proposta de abordagem da matemática financeira no ensino médio. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5927
dc.description.abstractThis work intends to show the preparation and application of a Teaching Sequence on Mathematical Finance with two Middle School 3rd grade classes of a state school in São Paulo inland. The research methodology applied was Didactic Engineering. The study started by the research about the way Mathematical Finance was and is treated in Brazilian education, especially on the plans of São Paulo State, and about the knowledge of the two Middle School last grade classes on the subject. This work arose from the observations done, intending to relate the Mathematical Finance study with the mathematical concepts in the base, like the arithmetic and the geometric progressions and the increase factor, so avoiding the use of known by heart formulas, the most meaningless for the student. The proposed problems consist of current and fundamental applications for the student to analyze and make rational decisions in the product purchase options, as well as adherence to financing like that provided by the FIES (Student Financing Fund), highly publicized today.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática estudo e ensinopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectProposta pedagógicapor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectMathematical Financeeng
dc.subjectMiddle Schooleng
dc.subjectProposaleng
dc.titleUma proposta de abordagem da matemática financeira no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Soares, Márcio de Jesus
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273672989988386por
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva mostrar a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática sobre a Matemática Financeira em duas turmas de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de São Paulo. A metodologia de pesquisa aplicada foi a Engenharia Didática. Iniciou-se o estudo com a pesquisa de como a matemática financeira foi e é abordada na educação brasileira, principalmente nas propostas do estado de São Paulo e sobre o conhecimento dos alunos das duas turmas concluintes do ensino médio em relação ao tema. Das constatações efetuadas surgiu este trabalho, com o intuito de associar o estudo da matemática financeira com os conceitos matemáticos que a embasam, como as Progressões Aritméticas e Geométricas e o fator de aumento, evitando, assim, o uso de fórmulas decoradas e muitas vezes sem sentido para o aluno. Os problemas propostos consistem em aplicações atuais e fundamentais para que o aluno possa analisar e tomar decisões racionais nas opções de compra de produtos, bem como na adesão a financiamentos como os proporcionados pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), muito divulgados atualmente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7090210535504207por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record