Show simple item record

dc.contributor.authorBalan, Luanda Helena Balúgoli
dc.date.accessioned2016-06-02T20:29:22Z
dc.date.available2013-05-03
dc.date.available2016-06-02T20:29:22Z
dc.date.issued2013-03-23
dc.identifier.citationBALAN, Luanda Helena Balúgoli. Matemática e saúde : boa alimentação e as equações dos índices IMC, RIP e IAC contextualizadas em situações de sala de aula. 2013. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5933
dc.description.abstractMost students have great difficulty in applying the theory learned in mathematics throughout their academic life. Since the initial series until the final grades of high school, the study of equations, inequations and functions are privileged, with demonstrations of formulas and properties and applications of exercise lists. However, the results of educational assessments at state and national level show that one of the major found student´s difficulties is using the mathematical tools learned throughout their lives, with the aim of resolving everyday problems. Contextualizing the teaching is a way of making significant all the mathematical knowledge and a way of contextualizing is to apply didactic sequences that bring everyday problem situations to the student´s present. The contextualized didatic sequences are strategies that encourage learning in an efficient and meaningful way.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática estudo e ensinopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectTeaching of Mathematicseng
dc.subjectSignificant learningeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.titleMatemática e saúde: boa alimentação e as equações dos índices IMC, RIP e IAC contextualizadas em situações de sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbosa, Grazielle Feliciani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368292206467565por
dc.description.resumoA maioria dos discentes possui grandes dificuldades em aplicar a teoria Matemática aprendida em toda sua vida acadêmica. Desde as séries iniciais até as séries finais do Ensino Médio, os estudos das equações, inequações e funções são privilegiados, com demonstrações de fórmulas, propriedades e aplicações de listas de exercícios. No entanto, resultados de avaliações educacionais em nível estadual e nacional mostram que uma das maiores dificuldades encontradas pelo aluno é utilizar as ferramentas matemáticas aprendidas ao longo de sua vida, com objetivo de resolver situações problemas do cotidiano. Contextualizar o ensino é um dos caminhos de tornar significativo todo o saber matemático e uma das formas de contextualizar é aplicar sequências didáticas que trazem situações problemas cotidianas ao presente do aluno. As sequências didáticas contextualizadas são estratégias que estimulam a aprendizagem de forma eficiente e significativa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record