Show simple item record

dc.contributor.authorMotinaga, Esdras Henrique Regatti
dc.date.accessioned2016-06-02T20:29:23Z
dc.date.available2013-09-06
dc.date.available2016-06-02T20:29:23Z
dc.date.issued2013-08-19
dc.identifier.citationMOTINAGA, Esdras Henrique Regatti. Uma proposta de ensino de geometria construindo pipas. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5939
dc.description.abstractIn this paper we propose a learning process using as a theoretical base called Didactic Engineering. Our proposal is to develop content from the flat geometry of a problem related to kites. Using as a theoretical framework Didactic Engineering Could explain some didactic variables allows us to have some control over the process of teaching and learning. The proposal is aimed at students from sixth grade of elementary school, but an analysis of the potential of working with the kites to develop content of geometry shows that it is possible to make adjustments to work with students from all levels of basic education.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectPapagaio (brinquedo)por
dc.subjectEngenharia didáticapor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectGeometria planapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectConstrução de pipaspor
dc.subjectDidactic engineeringeng
dc.subjectPlane geometryeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectBuilding kiteseng
dc.titleUma proposta de ensino de geometria construindo pipaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barros, Tomas Edson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781685A1por
dc.description.resumoNeste trabalho propomos um processo de ensino usando como base um referencial teórico denominado Engenharia Didática. Nossa proposta consiste em desenvolver conteúdos da geometria plana a partir de um problema relacionado às pipas. Usando como referencial teórico a Engenharia Didática foi possível explicitar algumas variáveis didáticas que nos permite ter certo controle sobre o processo de ensinoaprendizagem. A referida proposta é destinada a alunos de sexto ano do Ensino Fundamental. Mas uma análise sobre as potencialidades de trabalho com as pipas para desenvolver conteúdos da geometria nos mostra que é possível fazer adaptações para se trabalhar com alunos de outros níveis da Educação Básica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record