Show simple item record

dc.contributor.authorFrancisco, Sérgio Luiz
dc.date.accessioned2016-06-02T20:29:25Z
dc.date.available2013-11-11
dc.date.available2016-06-02T20:29:25Z
dc.date.issued2013-09-30
dc.identifier.citationFRANCISCO, Sérgio Luiz. Abordagem do ensino de desvio padrão em livros didáticos. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5955
dc.description.abstractTeaching Statistics as part of the axis Treatment Information is seen by PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) as a tool for the interpretation of the world that surrounds the pupil, in view of the diversity of areas using the typical elements of Statistics (such as tables, graphs, etc.) in the dissemination of information. Hence, the need for teaching this subject should strive for contextualization of its contents and provide information for decision-making. The objective of this work was to present a didactic sequence that judges be more appropriate as the significance for the student with regard to the teaching of some of these elements of statistics, specifically the Standard Deviation, the application of an exercise in a class of 3rd. year of high school public school education in the city of Jahu. Together, adds that, after analysis of seven textbooks indicated by PNLEM programs (Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio) and PNLD ((Programa Nacional do Livro Didático) as to approach the teaching of statistics, it was found that in one there is the option for this instructional sequence in which the settings of the approach is associated with the Normal Curve probabilities related to a frequency distribution. Expected to lead teachers and mentors to reflect on the teaching of this subject, both in performance in the classroom or guidance for professionals in education, as in the choice of books or other educational materials.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectDesvios-padrãopor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectStatisticseng
dc.subjectStandard deviationeng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectMatheng
dc.titleAbordagem do ensino de desvio padrão em livros didáticospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moura, Renato José de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760545A7por
dc.description.resumoO ensino de Estatística como parte do eixo de Tratamento de Informações é visto pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) como uma ferramenta para a interpretação do mundo que cerca o aluno, tendo em vista a diversidade de áreas que utilizam os elementos típicos da Estatística (como tabelas, gráficos, etc) na divulgação de informações. Daí, a necessidade de que o ensino deste tema deva primar pela contextualização de seus conteúdos e fornecer subsídios para as tomadas de decisões. Assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma sequência didática que julga ser mais adequada quanto à significância para o aluno no que diz respeito ao ensino de alguns desses elementos da Estatística, especificamente o Desvio Padrão, com a aplicação de um exercício em uma classe da 3ª. série do Ensino Médio da rede pública estadual de educação, na cidade de Jahu. Juntamente, acrescenta-se que, após a análise de sete livros didáticos indicados pelos programas PNLEM (Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio) e PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), quanto à abordagem do ensino de Estatística, verificou-se que em apenas um há a opção por essa sequência didática, na qual a abordagem das definições da Curva Normal é associada às Probabilidades referentes a uma distribuição de frequências. Espera-se levar professores e orientadores pedagógicos à reflexão sobre o ensino desse tema, tanto na atuação em sala de aula ou em orientações para profissionais da área de educação, como, na escolha de livros ou quaisquer outros materiais didáticos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7962308898758608por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record