Show simple item record

dc.contributor.authorTamião, Fabio Carlos Badanai
dc.date.accessioned2016-06-02T20:29:27Z
dc.date.available2014-12-17
dc.date.available2016-06-02T20:29:27Z
dc.date.issued2014-08-21
dc.identifier.citationTAMIÃO, Fabio Carlos Badanai. Um novo olhar para a matemática financeira no ensino médio. 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5966
dc.description.abstractThe teaching of financial mathematics is of great importance in the basic education curriculum. The students are challenged all the time with everyday situations involving the concepts of interest, discounts, financing, among others. In this work, we present the idealization and implementation of a didactic sequence, grounded in the perspective of Didactic Engineering, targeting a significant learning of Financial Mathematics in High School, with contextualized problem situations, use of scientific calculator, spreadsheets and computer software.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectRecursos tecnológicospor
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectFinancial mathematicseng
dc.subjectTechnological resourceseng
dc.titleUm novo olhar para a matemática financeira no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caetano, Paulo Antônio Silvani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994por
dc.description.resumoO ensino da Matemática Financeira é de grande importância no currículo da Educação Básica. Os nossos alunos são desafiados o tempo todo com situações cotidianas envolvendo os conceitos de juros, descontos, financiamentos, entre outros. Neste trabalho, apresentamos a idealização e aplicação de uma sequência didática, embasada na ótica da Engenharia Didática, visando uma aprendizagem significativa da Matemática Financeira no Ensino Médio, com situações-problema contextualizadas, uso de calculadora científica, planilhas eletrônicas e softwares computacionais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1980715038108898por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record