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dc.contributor.authorPina, Marcos Roberto Mariano
dc.date.accessioned2016-06-02T20:39:20Z
dc.date.available2014-07-15
dc.date.available2016-06-02T20:39:20Z
dc.date.issued2014-02-27
dc.identifier.citationPINA, Marcos Roberto Mariano. Empreendedores da cena noturna: uma análise do trabalho de promoters de eventos artístico-musicais na cidade de São Paulo. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6764
dc.description.abstractWith the advent of the flexibilization of labor and production relations, a large number of new features and values gained prominence in the analysis of the work category, aiming, among other things, at the increasing individualization of the responsibilities in the work processes, the new lean organizations and the work based on short duration projects, as opposed to the preceding moment of the wage labor model called Fordist-Keynesianist. The analysis of the occupational career of party organizers in the night entertainment in the city of São Paulo has provided a very representative empirical cut on the flexibility expected of contemporary workers. We observed the forms of entry and maintenance on this informal market, mainly associated with the possession of a differentiated social capital, mobilized in accord to the cultural prescriptions of the consumer groups. We also analyzed the subjective and objective efforts demanded in their daily activities, that mobilizes great physical and mental efforts and dominate large periods of their personal schedules, and yet are positively reinterpreted as values of entrepreneurship and creative freedom. We observed how their identity as workers were constructed based on this differentiated service business, selling a product characterized by its symbolic value. We interviewed 8 Promoters from different musical styles, using semi-structured and free interviews, conducted in person or through virtual platforms of interaction, which are the spaces par excellence of the dissemination and promotion of their own parties.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectLazerpor
dc.subjectPromoção de eventospor
dc.subjectRedes de relações sociaispor
dc.subjectPromoterspor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectLeisureeng
dc.subjectNetworkingeng
dc.titleEmpreendedores da cena noturna: uma análise do trabalho de promoters de eventos artístico-musicais na cidade de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Jacob Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9244132532446607por
dc.description.resumoCom o advento da chamada flexibilização das relações de trabalho e produção, uma série de novos valores e características ganhou protagonismo nas análises sobre a categoria trabalho, voltadas para a crescente individualização das responsabilidades, para as novas organizações enxutas e para os engajamentos pautados em projetos de curta duração, em oposição ao momento antecedente do trabalho assalariado protegido do modelo fordista-keynesianista. A análise do percurso ocupacional dos organizadores de festas no lazer noturno da cidade de São Paulo forneceu um recorte empírico representativo dos valores afeitos à flexibilidade que se espera dos trabalhadores contemporâneos. Observamos as formas recorrentes de ingresso e manutenção neste mercado difuso e ainda sem alguma regulamentação institucionalizada, relacionadas, sobretudo, com a posse de um capital social diferenciado, mobilizado segundo prescrições culturais dos grupos consumidores das festas. Analisamos também as demandas subjetivas e objetivas articuladas no dia a dia da atividade, que, embora tomem grande esforço físico e mental e dominem grandes períodos de suas agendas pessoais, são reinterpretadas positivamente enquanto valores afeitos ao empreendedorismo e a liberdade criativa autônoma. Buscamos observar como é construída a sua identidade como trabalhadores a partir desta prestação diferenciada de serviço, na medida em que vendem um produto que é caracterizado pelo seu valor simbólico. Entrevistamos oito Promoters de estilos musicais diferentes, utilizando-nos de entrevistas livres e semiestruturadas, realizadas pessoalmente ou através de plataformas virtuais de interação, que são os espaços por excelência da divulgação e promoção das suas festas autônomas ou partilhadas com os locais de entretenimento.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7763913593471267por


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