Show simple item record

dc.contributor.authorMonzeli, Gustavo Artur
dc.date.accessioned2016-06-02T20:44:11Z
dc.date.available2013-02-18
dc.date.available2016-06-02T20:44:11Z
dc.date.issued2013-02-15
dc.identifier.citationMONZELI, Gustavo Artur. Em casa, na pista ou na escola é tanto babado : espaços de sociabilidade de jovens travestis. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas e da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6866
dc.description.abstractThe aim of this study was to understand, from the experience of four young people who at some point in research called themselves transvestites , residing in São Carlos (SP), the main techniques and strategies used by them for the management and manipulation of their own characteristics regarding their body, subjectivity and identity, in order to participate in certain spaces of sociability, focusing on family contexts, formal education institutions and also prostitution. The work has been organized into four sections. Initially, it introduces an historical debate and academic production about the topic related to gender and sexuality, then it addresses entrance to the search field, from ethnographic contributions and, finally, to contextualize the territories where the research took place. The second section considers the multiplicity of ways to consider and to construct signs of what is considered feminine in bodies assigned as male. Additionally, it presents the history of each interlocutor of this research, trying to point out their unique experiences in these body, subjective and identity building processes. In the third section, we discuss the different techniques and strategies used by them to participate in different contexts such as family, school and prostitution, and how these relations are built depending on the persons involved, as well as their interests and desires. And lastly, contextualizes the propositions of social occupational therapy and its possible implications in everyday life of the individuals in their territories belonging, pointing out how the circulation of these young people in their territories have repercussions on the levels of insertion and restriction, allowing or not their existences in different spaces. It is believed that this dissertation contributes, beyond the multiplicity of forms of construction and understanding bodies, subjectivities and transvestites identities, with a dialogue among the possible links between social occupational therapy and circulation of individuals in their territories belonging.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.subjectTravestilidadepor
dc.subjectTerapia ocupacional socialpor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectMontagem corporalpor
dc.subjectTravestilityeng
dc.subjectSocial occupational therapyeng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectMontage / dismontage of the bodieseng
dc.titleEm casa, na pista ou na escola é tanto babado: espaços de sociabilidade de jovens travestispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lopes, Roseli Esquerdo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507752191797249por
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi compreender, a partir da vivência com quatro jovens que em algum momento da pesquisa se autodenominaram travestis, residentes na cidade de São Carlos (SP), as principais técnicas e estratégias utilizadas por elas para o manejo e manipulação de suas próprias características corporais, subjetivas e identitárias, a fim de se inserirem em determinados espaços de sociabilidade, focalizando-se nos contextos familiares, de instituições formais de ensino e também de prostituição. Procurou-se organizar o trabalho em quatro seções. Na primeira, inicia-se uma contextualização histórica do debate e da produção acadêmica sobre a temática referente ao gênero e à sexualidade, em seguida apresenta-se a entrada em campo, a partir de contribuições etnográficas e, por último, contextualizam-se os territórios onde a pesquisa aconteceu. Na segunda seção, pondera-se a multiplicidade de formas de considerar e construir signos do que é considerado feminino em corpos assignados como masculinos. Além disso, apresenta-se a história de cada interlocutora desta pesquisa, tentando assinalar suas vivências singulares nestes processos de construção corporal, subjetiva e identitária. Na terceira seção, discute-se as diferentes técnicas e estratégias utilizadas por elas para se inserirem em diferentes contextos como família, escola e prostituição, e como estas relações são construídas a depender dos sujeitos envolvidos, bem como de seus interesses e desejos. E, por último, contextualiza-se as proposições da terapia ocupacional social e suas possíveis implicações na vida cotidiana dos sujeitos em seus territórios de pertencimento, apontando como a circulação destas jovens em seus territórios têm rebatimentos nos níveis de inserção e restrição, possibilitando ou não suas existências em diferentes espaços. Acredita-se que esta dissertação vem contribuir, para além da multiplicidade de formas de construção e compreensão dos corpos, subjetividades e identidades travestis, com um diálogo em meio às articulações possíveis entre terapia ocupacional social e a circulação dos sujeitos em seus territórios de pertencimento.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0110941841939417por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record