Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Cristina Camargo de
dc.date.accessioned2016-06-02T20:44:14Z
dc.date.available2014-06-30
dc.date.available2016-06-02T20:44:14Z
dc.date.issued2014-02-07
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cristina Camargo de. Perfil motor de escolares com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas e da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6883
dc.description.abstractThis study aimed to identify the motor profile of students with interdisciplinary diagnosis of Attention Deficit Disorder with Hyperactivity (ADHD), and compare with students with good academic performance, and to verify the incidence of Developmental Coordination Disorder in this study population. A total of 46 students participated in the study, males and females, with ages ranging from 7 to 10 years and 11 months, attending from 1st to 5th year of elementary education at public schools in cities of São Paulo state. The students were divided into two groups: Group I (GI) included 23 students with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity; Group II (GII) included 23 students with good academic performance, paired according to gender and age group with GI group. Groups experienced motor assessment (Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (Movement ABC - 2). MABC Test consisted of eight items grouped into three sections (manual dexterity, target and precision, and balance), parents / guardians responded to DCDQ questionnaire - Brazil, which contains 25 questions about the motor behavior of the child, and the Economic Classification questionnaire. The results were statistically analyzed in order to characterize and compare the motor profile of the students, intra and intergroup. The results showed that some of the students in GI presented indicative of Developmental Coordination Disorder, whereas in GII, none of the students presented indicative of Developmental Coordination Disorder. However, it is possible to stand out an incidence of Developmental Coordination Disorder in the population with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity in about 43%. These findings will hopefully contribute to the knowledge about students with ADHD, helping to guide actions to assist this population by teachers, health professionals, and family.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)por
dc.subjectCapacidade motorapor
dc.subjectTranstorno do desenvolvimento da coordenaçãopor
dc.subjectHabilidade motorapor
dc.subjectAttention deficit disorder with hyperactivityeng
dc.subjectMotor skilleng
dc.subjectDevelopmental coordination disordereng
dc.titlePerfil motor de escolares com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Palhares, Marina Silveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2203512055609330por
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivos identificar o perfil motor de escolares com diagnóstico interdisciplinar de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), comparar com os escolares com bom desempenho acadêmico e verificar a incidência de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação na população deste estudo. Participaram 46 escolares, de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 a 10 anos e 11 meses de idade, que frequentam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais de cidades do interior de São Paulo. Os escolares foram distribuídos em dois grupos: Grupo I (GI) - composto por 23 escolares, com diagnósticos multidisciplinares de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, em uso regular de medicação; Grupo II (GII): composto por 23 escolares com bom desempenho acadêmico, apresentando notas iguais ou superiores a 8,0 no boletim escolar e observações pertinentes realizadas pelas professoras em relação a cada escolar. Os escolares foram pareados segundo gênero e faixa etária. Os grupos passaram por avaliação motora (Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (Movement ABC-2). O Teste MABC é composto por oito itens, agrupados em três seções (destreza manual, alvo e precisão e equilíbrio), os pais/responsáveis responderam ao Questionário DCDQ-Brasil, composto por 25 questões sobre o comportamento motor da criança, e ao Questionário de Classificação Econômica, para fins de pareamentos dos grupos. Os resultados foram analisados estatisticamente visando à caracterização e comparação intra e intergrupos do perfil motor dos escolares. Os resultados mostraram que no GI, que é o grupo composto por escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, estão presentes alguns escolares com indicativo de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, sendo a Habilidade do Equilíbrio a mais acometida; No GII, que são escolares com bom desempenho acadêmico, não foram encontrados escolares com indicativo de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. Portanto é possível destacar uma incidência de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação na população com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, em aproximadamente 43%. Espera-se que esses resultados contribuam com o conhecimento dos escolares com TDAH, colaborando para a orientação de ações voltadas ao atendimento e diagnóstico precoce desta população pelos professores e profissionais da saúde, objetivando uma melhora na qualidade de vida dessas crianças e familiares envolvidos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8812207777937239por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record