Show simple item record

dc.contributor.authorCampos, Mariana de Lima Isaac Leandro
dc.date.accessioned2016-09-21T18:21:10Z
dc.date.available2016-09-21T18:21:10Z
dc.date.issued2015-08-27
dc.identifier.citationCAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. O processo de ensino-aprendizagem de libras por meio do moodle da UAB-UFSCar. 2015. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7341.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7341
dc.description.abstractThe development of Libras teaching-learning conditions for distance education is necessary in the Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) and other higher education institutions. It is pivotal discussing the topic since there are few researches about it. This study presents the researches and analyses of Libras teaching-learning aspects as a second language in distance education by Learning Management System (LMS) and via Moodle. To that end, the research considered the environment suitableness and the communication and interaction processes between the LMS agents (students, tutors and professors). A mixed method (qualitative and quantitative) was applied to on-line questionnaires regarding the Libras I course from the Education and Musical Education departments in UAB-Ufscar. Further, the agents’ opinions and perceptions concerning the tools, the pedagogical procedures and the learning/teaching interaction were analyzed. The analysis was based on Bakhtin’s theoretical assumptions regarding the fundamental dialogical interactions in the language teaching-learning process, which was applied to Libras in this study. The subjects surveyed were 103 students (whose data were clustered in Study 1); 9 virtual tutors (whose data were clustered in Study 2) and 3 professors (whose data were clustered in Study 3). A protocol was set up to analyze this data and according to it, for Study 1, the data was organized and split in the following categories: a) Tools; b) Pedagogical procedures; c) Learning aspects. For Study 2: a) Virtual tutoring experiences; b) LMS tools; c) Interaction and learning. For Study 3: a) Virtual teaching experiences; b) Distance interaction with students. The opinions and perceptions regarding different items got good ratings by the LMS agents and the course, in general, seems to have reached its goals. The researchers analyzed the propositions shown by the agents and they indicate an enhancement of Libra courses in order to make them more accessible to hearing students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispor
dc.subjectEnsino de segunda línguapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectInteração e aprendizagempor
dc.subjectBrazilian sign languageeng
dc.subjectTeaching of second languageeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectInteraction and languageeng
dc.titleO processo de ensino-aprendizagem de libras por meio do moodle da UAB-UFSCarpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9468232016416725por
dc.description.resumoEste trabalho pretende contribuir com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), e outras instituições de Educação Superior, na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da disciplina de Libras na modalidade a distância, temática sobre a qual há poucas pesquisas e investigações. Neste estudo, apresentam-se pesquisa e análise de aspectos do ensino aprendizagem da Libras como segunda língua a distância, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), via Moodle, considerando a adequação desse ambiente e o processo de comunicação e interação entre os agentes do AVA: alunos, tutores e docentes. Optou-se por método misto (qualitativo e quantitativo), com aplicação de questionários eletrônicos (online) referentes à disciplina de Libras I dos cursos de licenciatura em Educação Musical e de Pedagogia a distância oferecidos pela UAB-Ufscar, com subsequente análise das avaliações e percepções de cada agente, no que se refere às ferramentas, aos procedimentos pedagógicos e à aprendizagem/ensino/interação. As análises basearam-se nos pressupostos teóricos propostos por Bakhtin em relação às interações dialógicas consideradas fundamentais para o processo de ensino aprendizagem de língua e, neste estudo, especificamente da Libras. Os sujeitos da presente pesquisa foram os 103 alunos (cujos dados foram agrupados no Estudo 1); nove tutores virtuais (cujos dados foram agrupados no Estudo 2) e três docentes (cujos dados foram agrupados no Estudo 3). Para a análise desses dados, foi organizado um protocolo segundo o qual, no Estudo 1, os dados foram organizados e divididos nas seguintes categorias: a) Ferramentas; b) Procedimentos pedagógicos e c) Aspectos da aprendizagem; no Estudo 2, nas categorias: a) Experiência na tutoria virtual; b) Ferramentas do AVA e c) Interação e aprendizagem; e no Estudo 3, nas categorias: a) Experiência na docência virtual e b) Interação a distância com alunos. As avaliações e percepções em relação aos diferentes itens receberam, em geral, boa avaliação por parte dos agentes do AVA e a disciplina, de forma geral, parece ter alcançado seus objetivos. As proposições apresentadas pelos agentes e analisadas pela pesquisadora vão na direção de aprimoramento cada vez maior da oferta da Libras de forma a torná-la mais acessível a alunos ouvintes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9292606169704319por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record