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dc.contributor.authorMayer, Maria Grazia Guillen
dc.date.accessioned2016-09-26T20:49:13Z
dc.date.available2016-09-26T20:49:13Z
dc.date.issued2015-03-31
dc.identifier.citationMAYER, Maria Grazia Guillen. Programa de intervenção familiar para a estimulação de linguagem em crianças com síndrome de Down. 2015. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7474.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7474
dc.description.abstractDown syndrome is the most common genetic cause of intellectual disability and changes in cognitive skills is a primary consequence, and appears as a result of structural and functional abnormalities of the central nervous system. These changes also influence the relationships that the child establishes in her environment, assuming, therefore, that the child acts more passively in the environment in which she operates. Families of children with Down syndrome may have behaviors during the interaction that do not adequately stimulate language development of these children. The aim of this study was to develop and implement an intervention and guidance program on language stimulation for families of children with Down syndrome. Related to the methodology, three families of children with Down syndrome (DS) participated; the interaction recordings between the family member chosen as target participant (in this study the target participants were sisters of children with Down syndrome) and the child were used. For the intervention, the researcher chose four games that can be used to stimulate children's language and worked with the target participants behaviors that during the games stimulate the language of these children. The recordings were made in the participants’ homes and check the intervention results a multiple probe design was applied. As for the results it was found that there was a change in target participants behavior after intervention and it was observed that there were significant improvements in children receptive and expressive language. In addition, the researcher acted as mediator providing information, guidance and helping these families in relation to school aspects and SD - demonstrating the importance of mediation in family Empowerment.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectSíndrome de Downpor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectDown Syndromeeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectSpeech therapyeng
dc.subjectFamilyeng
dc.titlePrograma de intervenção familiar para a estimulação de linguagem em crianças com síndrome de Downpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Amélia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0316944549621648por
dc.contributor.advisor-co1Lopes-Herrera, Simone Aparecida
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1937961006585927por
dc.description.resumoA síndrome de Down é a causa genética mais comum de déficit intelectual e as alterações das habilidades cognitivas é uma consequência primária, e aparece como resultado de anormalidades estruturais e funcionais do sistema nervoso central. Essas alterações também influenciam nas relações que a criança estabelece no seu ambiente, pressupondo, dessa forma, que a criança atue mais passivamente no meio em que está inserida. Familiares de crianças com síndrome de Down podem ter comportamentos durante a interação que não estimulam adequadamente o desenvolvimento da linguagem dessas crianças. O objetivo do presente estudo foi desenvolver e aplicar um programa de intervenção e orientação sobre a estimulação de linguagem para famílias de crianças com síndrome de Down. No que diz respeito à metodologia, participaram três famílias de crianças com síndrome de Down (SD); foram utilizadas gravações da interação entre um familiar escolhido como participante alvo e a criança. Para a intervenção, a pesquisadora escolheu quatro jogos que podem ser usados para estimulação da linguagem da criança e trabalhou com o participante alvo (no caso dessa pesquisa foram irmãs mais velhas das crianças com síndrome de Down), comportamentos que durante os jogos estimulariam a linguagem dessas crianças. As gravações foram realizadas no próprio domicílio dos participantes e para verificar os resultados da intervenção foi aplicado o delineamento por múltiplas sondagens. Quanto aos resultados verificou-se mudança no comportamento dos participantes alvos após as intervenções e, observou-se que houve melhoras significativas na linguagem receptiva e expressiva das crianças com Síndrome de Down. Ademais a pesquisadora atuou como mediadora levando informações, orientações e auxiliando essas famílias no que diz respeito à escola e SD – o que demonstra a importância da mediação no empoderamento familiar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1980113167777266por


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