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dc.contributor.authorSilva, Vanessa Rufino da
dc.date.accessioned2016-09-28T18:43:48Z
dc.date.available2016-09-28T18:43:48Z
dc.date.issued2015-04-09
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Rufino da. Avaliação da proficiência em inglês acadêmico através de um teste adaptativo informatizado. 2015. Dissertação (Mestrado em Estatística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7575.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7575
dc.description.abstractThis work describes the steps for converting a linear paper-and-pencil English proficiency test for academic purposes, composed with multiple choice items that are administered following the admissible probability measurement procedure (Shuford Jr et al., 1966), adopted by the graduate program of Institute of Mathematical Sciences and Computing of University of São Paulo (ICMCUSP), Brazil, to a computerized adaptive test (CAT) based on an item response theory model (IRT). Despite the Institute recognizes reliable international English-language exams for academic purposes and non-native speakers, as TOEFL (Test of English as a Foreign Language), IELTS (International English Language Testing System) and CPE (Cambridge English: Proficiency), for instance, it is inconsistent that public universities in Brazil require them as certification because of the cost of approximately US$ 200.00 to US$ 300.00 per exam. The software TAI-PI (computerized adaptive test for English proficiency) was implemented in Java language, used SQLite as database engine, and it shall be offered free of charge for English proficiency assessment of the graduate students from October 2013. The statistical methodology employed for TAI-PI construction was defined considering the history and the aims of the evaluation and adopted the Samejima's graded response model (Samejima, 1969), the Kullback-Leibler information criterion for item selection, the expected a posteriori Bayesian estimation for latent trait (Baker, 2001) and shadow test approach (Van der Linden & Pashley, 2010) for test constraints (content and size of the test, for example). A description of the test design, the employed statistical methods, study results of a real application of TAI-PI to graduate students are presented in this work and the validation studies of the new methodology for pass/fail classi cation, highlighting the good quality of the new evaluation system and examination of improvement with the use of the methods of IRT and CAT.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTeste adaptativo informatizadopor
dc.subjectExame de proficiência em inglêspor
dc.subjectTeoria de resposta ao itempor
dc.subjectShadow testeng
dc.subjectComputerized adaptive testeng
dc.subjectItem response theoryeng
dc.titleAvaliação da proficiência em inglês acadêmico através de um teste adaptativo informatizadopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cúri, Mariana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7025653928429545por
dc.description.resumoEste trabalho descreve as etapas de transformação de um exame de proficiência em inglês acadêmico, aplicado via lápis-e-papel, com itens de múltipla escolha administrados segundo o método de Medida de Probabilidade Admissível (Shuford Jr et al., 1966), utilizado no programa de pósgraduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em um teste adaptativo informatizado (TAI-PI) baseado em um modelo da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Apesar do programa aceitar diversos exames que atestam a proficiência em inglês para indivíduos não-nativos de abrangência e reconhecimento internacionais, como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), IELTS (International English Language Testing System) e CPE (Certificate of Proficiency in English), por exemplo, a sua obrigatoriedade é incoerente em universidades públicas do Brasil devido ao custo que varia de 200 a 300 dólares por exame. O software TAI-PI (Teste Adaptativo Informatizado para Proficiência em Inglês), que foi desenvolvido em Java e SQLite, será utilizado para a avaliação da pro ciência em inglês dos alunos do programa a partir do segundo semestre de 2013, de forma gratuita. A metodologia estatística implementada foi definida considerando a história e objetivos do exame e adotou o modelo de resposta gradual unidimensional de Samejima (Samejima, 1969), o critério de Kullback-Leibler para seleção de itens, o método de estimação da esperança a posteriori para os traços latentes (Baker , 2001) e a abordagem Shadow test (Van der Linden & Pashley, 2010) para imposição de restrições (de conteúdo e tamanho da prova) na composição do teste de cada indivíduo. Uma descrição da estrutura do exame, dos métodos empregados, dos resultados das aplicações do TAI-PI a alunos de pós-graduação do ICMC e estudos de classificação dos alunos em aprovados e reprovados, são apresentados neste trabalho, evidenciando a boa qualidade da nova proposta adotada e aprimoramento do exame com a utilização dos métodos de TRI e TAI.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística - PIPGEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1211180757866065por


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