Show simple item record

dc.contributor.authorLeite, Adriane de Oliveira
dc.date.accessioned2016-09-28T19:43:11Z
dc.date.available2016-09-28T19:43:11Z
dc.date.issued2015-10-05
dc.identifier.citationLEITE, Adriane de Oliveira. Material complementar para o professor da rede SESI-SP de ensino : semelhança e software GeoGebra. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7578.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7578
dc.description.abstractThis research aims to propose activities for teachers using the Geogebra software, especially for teachers from the SESI-SP School Network in order to assist them in the teaching methodology, with teachers' work plan and, in addition, aiming to more significant and dynamic classes, in order to allow students reach their teaching and learning expectations, formulate valid arguments, make conjectures and justify their reasoning. The activities were applied by teachers of SESI-SP School Network to the students of 9th grade of elementary school, in anticipation of teaching and learning through “Similarity”, addressing Theorem of Thales, Metrics Relations in the Rectangle Triangle and Pythagoras Theorem. The results were analyzed and discussed, reporting the challenges and conclusions raised by the students during the activities while working with the Geogebra software and also based on the feedback provided by the teachers and the opinion of the analysts from SESI-SP School Network.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGeoGebra (Software de computador)por
dc.subjectTeorema de Talespor
dc.subjectRelações métricas no triângulo retângulopor
dc.subjectSemelhançapor
dc.subjectTeorema de Pitágoraspor
dc.subjectSimilarityeng
dc.subjectThales Theoremeng
dc.subjectMetrics relations in the rectangle triangleeng
dc.subjectPythagoras Theoremeng
dc.subjectReference curriculum of SESI-SP networkeng
dc.titleMaterial complementar para o professor da rede SESI-SP de ensino : semelhança e software GeoGebrapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Peixoto, Magda da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0413910306376054por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal propor atividades para os professores utilizando o software Geogebra, principalmente para os docentes da rede SESI-SP de Ensino, a fim de auxiliá-los na metodologia de ensino, no plano de trabalho, visando uma aula mais significativa e dinâmica, para que seus alunos atinjam as expectativas de ensino e aprendizagem, formulem argumentos válidos, façam conjecturas e justifiquem seus raciocínios. As atividades foram aplicadas por professores da rede SESI-SP de Ensino aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, turma de 2014, na expectativa de ensino e aprendizagem de “Semelhança”, abordando Teorema de Tales, Relações Métricas no Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras. Os resultados foram analisados e discutidos, relatando as dificuldades e conclusões apresentadas pelos alunos em desenvolver as atividades trabalhando com o software Geogebra, baseado nas devolutivas dos professores envolvidos e o parecer feito pelos analistas educacionais da Rede SESI-SP de Ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2332740004439719por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record