Show simple item record

dc.contributor.authorPriolli, Thais Moreno
dc.date.accessioned2016-10-04T18:25:31Z
dc.date.available2016-10-04T18:25:31Z
dc.date.issued2015-08-10
dc.identifier.citationPRIOLLI, Thais Moreno. Métodos multimídias no ensino de conceitos de química. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7646.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7646
dc.description.abstractMultimedia resources can aid in visualizing fundamentals aspects to the teaching chemistry, mainly, by the fact that there are some contents which are of difficult understanding by the students. In addition, those technological tolls motivate and attract students for the study of chemistry, which is currently seen for most students of them as an uninteresting discipline. Therefore, one of the goals of this work is the develop lessons and videos classes, which uses simulation software features of molecules, simulation experiments (virtual chemistry lab) and videos, with possibilities of scientific dissemination and the use of new methodologies. The scientific dissemination occurred through the video lectures which are available on the Internet, with reflections of data obtained. The classroom with multimedia resources were developed with high school students and a licensed in Chemistry, with the purpose of encourage future teachers of Chemistry to the use of multimedia resources as possibilities in teaching work. In this research, were used questionnaires seeking to verify the opinions of students and teachers basic education, and of the licensed in Chemistry, who were subjected to this research, about the use of multimedia resource in teaching. The results indicated some contribution of the multimedia resources likewise, as well as some difficulties.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectSimulação químicapor
dc.subjectLaboratório virtualpor
dc.subjectVideoaula químicapor
dc.subjectTeaching of chemistryeng
dc.subjectICTseng
dc.subjectMultimedia resourceseng
dc.subjectExperimentationeng
dc.titleMétodos multimídias no ensino de conceitos de químicapor
dc.title.alternativeMultimedia methods in teaching chemistry conceptseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Freitas, Luiz Carlos Gomide
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3461414255262928por
dc.contributor.advisor-co1Furlan, Elaine Gomes Matheus
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3179865576965852por
dc.description.resumoOs recursos multimídias podem auxiliar na visualização de aspectos fundamentais para o ensino de Química, principalmente, pelo fato dessa disciplina apresentar alguns conteúdos de difícil entendimento para os estudantes. Além disso, tais ferramentas tecnológicas motivam e atraem os alunos para o estudo de química, que atualmente é visto por grande parte deles como uma disciplina desinteressante. Assim, um dos objetivos desse trabalho é desenvolver aulas e videoaulas nas quais sejam utilizados os seguintes recursos: softwares de simulação de moléculas, software de simulação de experimentos (laboratório virtual de química) e vídeos, com possibilidades de divulgação científica e uso de novas metodologias. A divulgação científica ocorreu por meio das vídeoaulas disponibilizadas na Internet, com reflexões de dados obtidos. As aulas presenciais com recursos multimídias foram desenvolvidas com alunos do Ensino Médio e uma licencianda em química, com o propósito de incentivar futuros professores de química ao uso de recursos multimídias como possibilidades no trabalho docente. Neste trabalho, utilizou-se questionários procurando verificar as opiniões dos alunos e professores da educação básica e da licencianda, sujeitos desta pesquisa, sobre o uso de recurso multimídia no ensino. Os resultados indicam algumas contribuições dos recursos multimídias, assim como, algumas dificuldades encontradas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7345017078263632por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record