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dc.contributor.authorTassone, Márcia Zulian Teixeira
dc.date.accessioned2016-10-10T14:08:42Z
dc.date.available2016-10-10T14:08:42Z
dc.date.issued2015-09-11
dc.identifier.citationTASSONE, Márcia Zulian Teixeira. Construção da parábola através de modelos lúdicos e computacionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7719.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7719
dc.description.abstractTechnological development is associated with systematic and organized knowledge, gathered during the entirety of human existence. The conics, in particular, the parabola, have a relevant presence in this development, although its study in basic education has been restrained to the manipulation of formulas without a context. This dissertation discusses the development of diverse activities related to the teaching of the parabola with the goal of relating theory and practice through its use in an academic context. This project was initially designed and developed for one class in their third year of high school at a public institution in Brazil. In order to introduce the characteristics and properties of the parabola, the use of physical and entertaining activities such as paper folding, along with resources from the geometrical environment, especially the program GeoGebra, were put to use to in order to achieve investigation, data analysis, a search for regularities, and identification and validation of the mathematical models. The diverse activities motivated the students to build a parabolic solar stove, which helped to connect theory and practice. In a second phase of experiment, the activities were applied in another public school, with the goal of involving a larger corpus of students within the fields of mathematics and the natural sciences. The activities developed used parabolic objects for reflection of sound waves and led to the elaboration of a project to build a parabolic bench in the school’s garden. It also presents a short analysis of the teaching and learning processes, based on the hypotheses of Piaget and Paulo Freire, about the role that mathematics has in human development and the aspects of mathematics education that utilize investigative processes and modeling. It was perceived the efficiency on the development of the competencies and abilities required nowadays and its viability to the realization of the scholarly activities.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectParábolapor
dc.subjectAtividades lúdicas e computacionaispor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectLudic and computational activitieseng
dc.subjectLearningeng
dc.titleConstrução da parábola através de modelos lúdicos e computacionaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Salvador, José Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487171069472158por
dc.description.resumoO desenvolvimento tecnológico está associado ao conhecimento organizado e sistematizado, adquirido durante toda a existência humana. As cônicas, em especial a parábola possui um relevante papel neste desenvolvimento, contudo seu estudo na educação básica tem se restringido a manipulação de fórmulas desconexas de contexto. A presente dissertação discorre sobre o desenvolvimento de atividades diversificadas relacionadas ao ensino da parábola com o objetivo de relacionar a teoria com a prática através de sua utilidade na sociedade atual. O trabalho inicialmente foi desenvolvido com uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Para a introdução das características e propriedades da parábola foram utilizadas atividades lúdicas com dobraduras e os recursos do ambiente de geometria dinâmica do programa computacional GeoGebra serviram de meios para a ocorrência da: investigação, análise de dados, busca de regularidades, identificação e validação de modelos matemáticos. As atividades diversificadas motivaram os alunos para a construção de um fogão solar parabólico estreitando os laços entre a teoria e a prática. Num segundo momento as atividades foram aplicadas em outra unidade escolar estadual com a finalidade de envolver os docentes da área de matemática e ciências da natureza. O desenvolvimento das atividades com a utilização de objetos com formatos parabólicos para a reflexão de ondas sonoras culminou na elaboração de projeto para a construção de um banco parabólico no jardim da escola. Apresenta também uma pequena análise dos processos de ensino e aprendizagem sob a ótica de Piaget e Paulo Freire, da utilidade que a matemática possui no desenvolvimento humano, dos aspectos da tendência da Educação Matemática em utilizar processos investigativos e de modelagem. Constatou-se sua eficiência no desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na atualidade e a sua viabilidade para a realização de atividades escolares.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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