Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Ketiene Moreira da
dc.date.accessioned2016-10-20T13:45:39Z
dc.date.available2016-10-20T13:45:39Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.identifier.citationSILVA, Ketiene Moreira da. Prática pedagógica na educação infantil: análise de artigos publicados em periódicos da área de educação. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7934.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7934
dc.description.abstractHistorical background of educational services for institutionalized children in Brazil resulted in the pedagogical proposal that the regulatory documents drawn up by the Ministry of Education (MEC) currently guiding pedagogical practices to ensure: educating, caring and playing in daycare centers and pre- schools - axes that determine the fundamental conditions for the socialization and development of children's language. We propose in this qualitative research, reflection on teaching practice in early childhood education, after five years of publication of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRAZIL, 2010), performing a literature search in eighteen academic journals in the field of education classified in Qualis A 1 and Qualis A2, in order to identify through searches of their databases, publications of scientific articles with the following descriptors: education, care, play and languages. The results we found are described and analyzed in the body of this research. The twelve items identified in the periodic debate issues that can be identified in the curriculum guidelines as the specifics of educational work for children's education on the transition from preschool to elementary school, the acquisition of written language, the power relations that groups of children set in early childhood education, the hygienist perspective associated with the care, the subjectivities in the process of playing and use different languages for children.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectLinguagenspor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectLanguageseng
dc.titlePrática pedagógica na educação infantil: análise de artigos publicados em periódicos da área de educaçãopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lima, Emília Freitas de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5515637339275988por
dc.description.resumoO percurso histórico do atendimento educacional institucionalizado para crianças no Brasil resultou na proposta pedagógica que os documentos normatizadores elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) orientam atualmente para práticas pedagógicas de modo a assegurar: o educar, o cuidar e o brincar nas creches e pré-escolas - eixos que determinam condições fundamentais para a socialização e desenvolvimento das linguagens infantis. Propomos nesta pesquisa qualitativa, a reflexão sobre a prática pedagógica na Educação Infantil, após cinco anos da publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), realizando uma pesquisa bibliográfica em dezoito periódicos acadêmicos da área de educação classificados no Qualis A 1 e Qualis A2, com o objetivo de identificar por meio de buscas em suas bases de dados, o que dizem as publicações de artigos científicos a respeito dos descritores educar, cuidar, brincar e linguagens.. Os doze artigos que identificamos nos periódicos debatem temas que podemos identificar nas diretrizes curriculares como as especificidades do trabalho pedagógico para a educação infantil, sobre o período de transição da educação infantil para o ensino fundamental , a aquisição da linguagem escrita, as relações de poder que grupos de crianças estabelecem na educação infantil, a perspectiva higienista associada ao cuidar, as subjetivações no processo do brincar e o uso diversas linguagens infantis.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1048166315622270por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples