dc.contributor.author | Pereira, Barbara Juliana da Costa | |
dc.date.accessioned | 2016-11-08T18:30:07Z | |
dc.date.available | 2016-11-08T18:30:07Z | |
dc.date.issued | 2015-08-24 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Barbara Juliana da Costa. Estudo e desenvolvimento do protótipo de aplicativo móvel : “cateterismo intermitente limpo : guia de apoio para adultos”. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8265. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8265 | |
dc.description.abstract | The clean intermittent catheterization (CIC) is an effective alternative to indwelling
catheterization, being used for the management of bladder dysfunction including in
the home environment through clean technique. The objectives of the study were:
Identify, analyze and summarize the scientific evidence on caring for clean
intermittent catheterization in the home environment; organize, from the review of the
data, the contents of a support tab for adults; and develop a prototype application for
mobile devices with organized content. It is a study with a quantitative approach,
descriptive exploratory and technological development. It was carried out in three
stages, being them the Integrative literature, Organization and content, and Mobile
Application Prototyping. From the review, it was possible to evidence the related
factors of the CIC success in the home enviroment, guiding the elaboration of the
educational content. These data were organized along with other current related
subject works in the literature, composing the guide’s educational content, based on
recommendations on the development of health’s educational materials. The review
of the data contributed to the evidence-based information to make up the mobile
application prototype to be built on a digital platform, aiming to promote the
improvement of care provided by nursing professionals to individuals using
intermittent urinary catheterization, as it is related to the self-care education. The
application prototype development involved its preparation in Unity platform by a
multimedia professional, structuring the interface, preparing the navigation features
and creating icons. Finally, we performed the evaluation of the usability of the built
prototype that demonstrated good usability of it, though it is still necessary to carry
out evaluation by experts of the end product development. We hope the results of
this study can contribute to the advancement of research related to the use of CIL, by
developing technologies that bring customers to scientific knowledge on the subject
in order to provide these individuals the required quality and safety, and so, achieve
higher levels of adherence to the practice of clean intermittent catheterization. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Cateterismo uretral intermitente | por |
dc.subject | Educação em saúde | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Tecnologia educacional | por |
dc.subject | Intermittent Urethral Catheterization | eng |
dc.subject | Health Education | eng |
dc.subject | Nursing | eng |
dc.subject | Educational Technology | eng |
dc.title | Estudo e desenvolvimento do protótipo de aplicativo móvel : “cateterismo intermitente limpo : guia de apoio para adultos” | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Napoleão, Anamaria Alves | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8539664594837249 | por |
dc.description.resumo | O cateterismo urinário intermitente é um procedimento eficaz utilizado para o manejo
de disfunções vesicais há mais de trinta anos. A técnica limpa, denominado
Cateterismo Intermitente Limpo (CIL), permite sua realização fora de ambientes
hospitalares pelo próprio cliente, através do autocateterismo, ou por um cuidador.
Porém, ainda é comum a ocorrência de complicações decorrentes da prática
inadequada, que muitas vezes ocorrem devido à falta de conhecimento sobre o
assunto. Os objetivos deste estudo foram: Identificar, analisar e sintetizar as
evidências científicas sobre os cuidados com o CIL no ambiente domiciliar; organizar
o conteúdo de um guia de apoio para adultos que praticam o CIL; e desenvolver um
protótipo de aplicativo para dispositivos móveis com o conteúdo organizado. Tratase
de estudo com abordagem quantitativa, do tipo exploratório descritivo e de
desenvolvimento tecnológico, realizado em três etapas, sendo elas a revisão
integrativa da literatura; a organização do conteúdo e o desenvolvimento do
protótipo de aplicativo móvel. A partir da revisão foi possível evidenciar os fatores
relacionados ao sucesso do CIL no domicílio, para nortear a elaboração do conteúdo
educativo. Tais dados foram organizados juntamente com outros trabalhos atuais
relacionados ao assunto encontrados na literatura, para compor o conteúdo
educativo do guia, com base em recomendações sobre a elaboração de materiais
educativos em saúde. O desenvolvimento do protótipo de alta fidelidade do
aplicativo envolveu a sua elaboração na plataforma Unity, por desenvolvedor
multimídia, através da estruturação da interface, elaboração dos recursos de
navegação e criação de ícones, que, após análise realizada pelos seus
desenvolvedores, apresentou-se com boas características de usabilidade para seu
público alvo. Os resultados deste estudo contribuem para o avanço das pesquisas
relacionadas ao tema, com o desenvolvimento de novas tecnologias que aproximam
os clientes ao conhecimento científico sobre o assunto, a fim de alcançar níveis mais
altos de adesão à prática e diminuir a ocorrência de complicações relacionadas ao
uso do CIL no domicílio. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9744833903914682 | por |