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dc.contributor.authorSimon, Rodrigo de Almeida
dc.date.accessioned2017-02-08T12:05:54Z
dc.date.available2017-02-08T12:05:54Z
dc.date.issued2016-08-18
dc.identifier.citationSIMON, Rodrigo de Almeida. Do geocentrismo à gravitação universal: proposta e implementação de uma sequência didática para o ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8494.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8494
dc.description.abstractThis work is formed by the development and implementation of an Educational Product, which by means of a didactic sequence (DS), aimed to address geocentrism, heliocentrism and universal gravitation topics in a less classical approach, bringing diversified methodologies and didactic resources. In addition, we aimed to benefit the learning of students engaged in the use of the DS “Solar System Movements” by the teacher-researcher, as well as by other professors who, someway, use the activities proposed in this Educational Product in their classes. In this term paper, we presented an introduction to the developed study and an accurate theoretical exposition on the development of Geocentric and Heliocentric models up to the arrival of Newton´s Universal Gravitation; we discussed about theoretical-methodological basis considered in DS activities planning, which are mainly based on the didactic drawings principles described by Méheut and Psillos: Epistemological principles (applying History of Sciences (HS) in teaching); cognitive psychology principles (learning from prior knowledge and as an evolution of mental models); didactic principles (learning by modelling, the HS application in teaching and pedagogical use of Information and Communication Technologies (ICT)) and sociocultural principles (an interactive and joint work between teachers and students and pedagogical use of ICT). We also presented context, a report on the implementation of the Educational Product as part of an elective subject of Full-time High School and considerations on the entire progress of this Master thesis, as well as the professor, students’ and support materials for the use of DS.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectGravitação universalpor
dc.subjectPhysics Teachingpor
dc.subjectDidactic sequencepor
dc.subjectUniversal gravitationpor
dc.titleDo geocentrismo à gravitação universal: proposta e implementação de uma sequência didática para o ensino médiopor
dc.title.alternativeFrom geocentrism to universal gravitation: proposal and implementation of a didactic sequence for high scholleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pessanha, Márlon Caetano Ramos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6347223505034848por
dc.description.resumoO presente trabalho se constitui da elaboração e implementação de um Produto Educacional que buscou, através de uma sequência didática (SD), abordar a temática geocentrismo, heliocentrismo e gravitação universal em um tratamento menos clássico, trazendo metodologias e recursos didáticos diversificados. Além disso, pretendeu-se o favorecimento da aprendizagem dos alunos envolvidos na aplicação da SD Movimentos do Sistema Solar pelo professor pesquisador, assim como pelos demais professores que de alguma maneira utilizarem, em suas aulas, atividades propostas nesse Produto Educacional. Nesta dissertação, apresentou-se uma introdução ao estudo desenvolvido e uma concisa exposição teórica sobre a evolução dos modelos Geocêntrico e Heliocêntrico, até o advento da Gravitação Universal de Newton; discutiu-se sobre os fundamentos teórico-metodológico considerados no planejamento das atividades constituintes da SD, os quais baseiam-se, principalmente, nos princípios de desenhos didáticos descritos por Méheut e Psillos: princípios epistemológicos (uso da História da Ciência (HC) no ensino); princípios psicocognitivos (aprendizagem a partir dos conhecimentos prévios e como evolução de modelos mentais); princípios didáticos (ensino por modelização, uso da HC no ensino e uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)) e princípios socioculturais (trabalho conjunto e interativo entre os docentes e os alunos e uso pedagógico da TIC). Ainda, apresentou-se o contexto, o relato da implementação do Produto Educacional como parte de uma disciplina eletiva do Ensino Médio Integral e as considerações relativas a todo percurso desse trabalho de mestrado, bem como os materiais do professor, dos alunos e de apoio à aplicação da SD.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2217951338927366por


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