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dc.contributor.authorFrançoso, Ana Beatriz Lopes
dc.date.accessioned2017-08-08T14:07:32Z
dc.date.available2017-08-08T14:07:32Z
dc.date.issued2017-04-10
dc.identifier.citationFRANÇOSO, Ana Beatriz Lopes. Geração e difusão do conhecimento : estudo dos relacionamentos no processo de internacionalização da Chery Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8927.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8927
dc.description.abstractWhen it comes to internalization of companies, there are several factors that drive companies to venture into new markets, such as the increasement of the competition and the facilities of trade and production in other countries. However it is indispensable that the company knows the market in which it will operate. And one of the ways is to establish new relationships with agents in the new country, and so acquire new knowledge that will contribute to the evolution of the internationalization’s process of the company in the new country. This research refers, then to the understanding of how occurs the generation and dissemination of knowledge that is acquired from the relationship inter and intra-organizational level which changes the operation’s mode of the multinational company by the time, within its internationalization process. Through the behavioral theories such as the model of Uppsala, the literature of subsidiaries’ development and relational model, it was possible to analyze the relationships that were articulate by the company and analyze the knowledge for it acquired and disseminated. To conduct the research, a unique case study of qualitative nature was developed, under a longitudinal perspective, which involved a Brazilian subsidiary called Chery Brazil Manufacture Importation and Distribution Ltda., which the head office is a Chinese origin. This present research showed that it is evident that in its internationalization path, the relationships inter and intra-organizational were fundamental to Cherry Brazil, regarding the generation and dissemination of different type of knowledge and these were decisive for the modification of its mode of operation, which secured their stay in the country.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectRelacionamentopor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectModo de operaçãopor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectChery Brasilpor
dc.subjectRelationshipeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectMode of operationeng
dc.subjectInternationalizationeng
dc.titleGeração e difusão do conhecimento : estudo dos relacionamentos no processo de internacionalização da Chery Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sacomano Neto, Mário
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000793038362058por
dc.description.resumoEm se tratando de internacionalização de empresas, são diversos os fatores que impulsionam as empresas a se aventurarem em novos mercados, como o aumento da concorrência e as facilidades comerciais e de produção em outros países. Porém é imprescindível que a empresa conheça o mercado em que irá operar. Uma das maneiras é estabelecer novos relacionamentos com agentes no novo país e assim adquirir novos conhecimentos que contribuam para a evolução do processo de internacionalização da empresa no novo país. Esta pesquisa refere-se, então, ao entendimento de como ocorre a geração e a difusão do conhecimento que é adquirido a partir dos relacionamentos inter e intraorganizacional que modificam o modo de operação da empresa multinacional ao longo do tempo, dentro de seu processo de internacionalização. Através das teorias comportamentais como o modelo de Uppsala, a literatura de desenvolvimento de subsidiárias e o modelo relacional, foi possível analisar os relacionamentos que foram articulados pela empresa e analisar os conhecimentos por ela adquiridos e difundidos. Para que esta pesquisa fosse realizada, foi desenvolvido um estudo de caso único, de natureza qualitativa, sob uma perspectiva longitudinal, que envolveu uma subsidiária brasileira denominada Chery Brasil Fabricação Importação e Distribuição de Veículos Ltda., cuja sua matriz é de origem chinesa. A presente pesquisa deixou evidente que em sua trajetória de internacionalização, os relacionamentos inter e intraorganizacionais foram fundamentais para a Chery Brasil, quanto à geração e a difusão dos diferentes tipos de conhecimentos, e que estes foram determinantes para as modificações de seu modo de operação, o que garantiu sua permanência no país.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6475964807365101por


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