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dc.contributor.authorCavalheiro, Carlos Carvalho
dc.date.accessioned2017-08-09T17:36:22Z
dc.date.available2017-08-09T17:36:22Z
dc.date.issued2017-02-23
dc.identifier.citationCAVALHEIRO, Carlos Carvalho. Tá vendo aquele edifício, moço?: lugares de memória, produção da invisibilidade e processos educativos na cidade de Sorocaba. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8969.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8969
dc.description.abstractThis qualitative research tries to understand how the production of memory places occurs, according to the concept developed by the historian Pierre Nora (1993), being restricted to the analysis of public spaces of the historical center of Sorocaba, city of the interior of São Paulo. To understand the production of these places of memory is also to understand how the counterpoint occurs, that is, the production of the invisibles or the amnestic places. From this it follows that the relation between people and these places of memory, as public spaces, produce educational processes that can interfere in the quality of the formation of the historical subject and of his citizenship. The research also seeks to highlight the counter-hegemonic resistance movements.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectEspaços públicos - Sorocaba (SP)por
dc.subjectPublic spaces - Sorocaba (SP)eng
dc.subjectProcessos educativospor
dc.subjectEducational processespor
dc.titleTá vendo aquele edifício, moço?: lugares de memória, produção da invisibilidade e processos educativos na cidade de Sorocabapor
dc.title.alternativeAre you selling that building, man?: places of memory, invisibility production and educational processes in the city of Sorocabaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Dulcinéia de Fátima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339578170693084por
dc.contributor.advisor-co1Burgos, Rosalina
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0430255108623706por
dc.description.resumoEsta pesquisa qualitativa procura entender como se dá a produção de lugares de memória, de acordo com o conceito desenvolvido pelo historiador Pierre Nora (1993), restringindo-se à análise de espaços públicos do centro histórico de Sorocaba, cidade do interior paulista. Compreender a produção desses lugares de memória é, também, entender como ocorre o contraponto, ou seja, a produção das invisibilidades ou os lugares amnésicos. Disso decorre que a relação entre as pessoas e esses lugares de memória, enquanto espaços públicos produzem processos educativos que podem interferir na qualidade da formação do sujeito histórico e de sua cidadania. A pesquisa procura, ainda, evidenciar os movimentos de resistência contra-hegemônicos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7217393256397886por


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