Show simple item record

dc.contributor.authorMendes, Marlon Freitas
dc.date.accessioned2017-09-20T19:50:58Z
dc.date.available2017-09-20T19:50:58Z
dc.date.issued2017-03-28
dc.identifier.citationMENDES, Marlon Freitas. A curva catenária como aplicação da função exponencial. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9096.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9096
dc.description.abstractThe current study aims to elaborate a didactic sequence to study the catenary curve through the dynamic geometry perspective. In onder to highlight the importance of using software/application to better understand the function and its graphical representation, a study has been made on its historical development, notation, construction as well as its properties. Therefore, a lesson plan on the curve will be applied to High School students. Based on their reports, we intend to analyze and discuss these results.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCatenáriapor
dc.subjectExponencialpor
dc.subjectCosseno hiperbólicopor
dc.subjectGeogebrapor
dc.subjectCatenaryeng
dc.subjectExponentialeng
dc.subjectHyperbolic cosseneeng
dc.subjectGeogebraeng
dc.titleA curva catenária como aplicação da função exponencialpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Peixoto, Magda da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0413910306376054por
dc.description.resumoO principal objetivo deste trabalho é elaborar uma sequência didática para estudo da curva catenária, utilizando geometria dinâmica. Para isso, foi feito um estudo sobre seu desenvolvimento histórico, notação, construção e propriedades. Destacar a importância do uso de software/aplicativo para melhor compreensão da função e sua representação gráfica. Por fim, aplicar um plano de aula sobre a curva com alunos do Ensino Médio, coletar, analisar e discutir os resultados baseando-se nos relatos dos alunos envolvidos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9173807180383279por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record